Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Maringá atende área com 115 municípios

No último ano, foram coletados mais de 2,5 mil litros de leite. Além disso, foram feitos quase 2 mil atendimentos individuais, 2.117 doadoras captadas, 1.063 bebês receptores atendidos e realizadas 4.832 visitas domiciliares.
19/01/2023 - 15:00

Com mais de 26 anos de funcionamento, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) é referência na coleta, pasteurização e distribuição de leite materno para uma região que abrange 115 municípios com mais de 1,6 milhões de habitantes.

A coordenadora do BLH, Christyna Beatriz Genovez Tavares, explica que a coleta pode ser feita no próprio HUM, pontos de coleta de Maringá e região, ou também em casa, pela própria doadora. “Essas mulheres são orientadas sobre como fazer a retirada e armazenamento do leite materno e nossa equipe periodicamente vai até o local para recolher os frascos”, afirma.

A equipe do BLH também presta assistência às mães da comunidade geral que encontram alguma dificuldade na amamentação e para as mulheres que deram a luz no HUM e estão internadas com seus filhos. Durante este atendimento elas são orientadas sobre o manejo da amamentação e também como resolver eventuais dificuldades relacionadas ao aleitamento materno.

Christyna Beatriz destaca que a prioridade é o fornecimento do leite para prematuros e bebês de baixo peso que não sugam, internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Neonatais. “Depois, a critério médico, é possível incluir recém-nascidos com diarreia há muitos dias, imunodeprimidos, gêmeos, entre outros”, completa.

Amamentar traz inúmeros benefícios para a mãe e o bebê, como aumento da conexão entre ambos e fortalecimento do sistema imunológico do recém nascido e lactente.

Mães que estão com excesso de leite e querem ser doadoras podem entrar em contato pelos telefones (44) 3011-9174 ou (44) 99900-4692 (WhatsApp).