Governador inaugura Hospital de Cafelândia, que terá investimento mensal do Estado

A unidade vai reforçar o atendimento de toda a região, atendendo direta e indiretamente 25 municípios da 10ª Regional de Saúde do Estado. A Secretaria estadual de Saúde realizou um aporte de R$ 700 mil para compra de equipamentos e vai investir R$ 300 mil por mês para custeio da unidade.
02/02/2024 - 16:40

O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou o Hospital Municipal Fioravante Motter, em Cafelândia, na região Oeste do Paraná, nesta sexta-feira (2). A unidade é fruto de um investimento do governo federal, do Governo do Estado e da administração municipal. Além disso, a Secretaria estadual de Saúde realizou um aporte de R$ 700 mil para compra de equipamentos e vai investir R$ 300 mil por mês para custeio da unidade.

A unidade vai reforçar o atendimento de toda a região, atendendo direta e indiretamente 25 municípios da 10ª Regional de Saúde do Estado. “Estamos empenhados, desde o início desta gestão, na regionalização da saúde. Não faz sentido uma pessoa ter que viajar 200 quilômetros para fazer uma consulta. Por isso estamos inaugurando unidades em diversas cidades do Estado, para que as pessoas sejam atendidas próximas de suas casas”, afirmou o governador.

“Toda a região Oeste está sendo reforçada com novos hospitais. Hoje inauguramos aqui em Cafelândia, recentemente entregamos hospitais em Toledo e Boa Vista da Aparecida, além dos projetos que temos em andamento ou que entregamos em outras regiões do Estado”, disse Ratinho Junior.

A unidade, que vai atender integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), vai realizar atendimentos de baixa e média complexidade, ofertando também serviços de urgência e emergência, internamentos de clínica médica adulto e pediátrico, além de cirurgias eletivas.

O hospital começa a atender para consultas ao longo da próxima semana e dentro de um mês deve começar a realizar cirurgias pelo Opera Paraná, que é o maior programa de cirurgias eletivas da história do Estado.

“É um hospital moderno, totalmente equipado, que passa a operar integrado com toda a rede, respeitando o aspecto microrregional em que ele está inserido, atendendo demandas, se necessário, de outros municípios para procedimentos de baixa complexidade, desonerando as outras unidades que recebiam pacientes daqui de Cafelândia”, afirmou o diretor-geral da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), César Neves.

ESTRUTURA – O hospital passa a atender normalmente o público a partir de segunda-feira (5). A unidade conta com 33 leitos, duas salas de cirurgia e três leitos de recuperação anestésica.

O hospital também tem leitos de isolamento, Central de Material e Esterilização (CME), Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), sala de urgência e emergência e sala de hidratação e nebulização, em 2,5 mil metros quadrados de área construída.

“Há sete anos a população de Cafelândia esperava por esta unidade, que hoje temos a honra de inaugurar. Eu, um médico, fico muito honrado de participar da inauguração deste hospital que vai atender a toda a população da cidade”, afirmou o prefeito Culestino Kiara.

A gestão do hospital ficará por conta da Prefeitura de Cafelândia e do Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (Consamu).

HOSPITAL FIORAVANTE MOTTER
O hospital passa a atender normalmente o público a partir de segunda-feira (5). Foto: Alessandro Vieira/Casa Civil

HOMENAGENS – A cerimônia de inauguração contou com homenagens aos familiares de Fioravante Motter, pioneiro do município que dá nome ao hospital. Eles receberam uma placa marcando o dia da inauguração da unidade. O governador Carlos Massa Ratinho Junior também recebeu uma placa do prefeito da cidade em agradecimento pelos esforços em prol do município de Cafelândia.

PRESENÇAS – Também participaram da cerimônia de inauguração do hospital o diretor presidente da Copacol, Valter Pitol; os deputados estaduais Gugu Bueno, Marcel Micheletto, Batatinha e Márcio Pacheco; e demais autoridades da região.