Gestores da área de saúde discutem fortalecimento de programas no Estado

Evento que contou com a participação da Sesa, em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi), abordou temas em prol do fortalecimento da rede de saúde no Paraná.
29/11/2022 - 15:50

Profissionais, lideranças e gestores de saúde debateram nesta terça-feira (29) projetos e estratégias para complementar programas da área. O evento, que contou com a participação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi), abordou distintos temas em prol do fortalecimento da rede de saúde no Paraná.

“Manter um planejamento constante é indispensável para fortalecer os serviços disponíveis aos paranaenses”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Daí a grande importância destas discussões, que ao unir esforços coletivos, propõem, de maneira ativa, melhorias que impactam toda nossa rede de atendimento”.

O seminário, denominado Sinergia entre Projetos, abordou seis frentes desenvolvidas juntamente ao Proadi, que vão desde o fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS), com a proposição de um novo Plano Estadual, até o projeto Rede Colaborativa, que envolve o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), intensificando os programas na esfera municipal.

Além disso, o evento também discutiu, entre seus principais apontamentos, a expansão da integração da rede de atenção à saúde no Estado, com apoio nas áreas de contratualização, regulação e vigilância sanitária.

Segundo Beto Preto, são projetos que atuam em diferentes linhas, tanto de viés organizacional quanto prático. “Isso mostra, também, a amplitude do planejamento que estamos desenvolvendo, a curto, médio e longo prazo, incentivando a integração entre múltiplos atores e gestores em saúde. O Paraná tem apenas a ganhar com essas ações, que incrementam o SUS e garantem maior eficácia na regionalização”, afirmou.