Estado inicia curso de aperfeiçoamento em auditoria do SUS para servidores municipais

Ao todo, 106 profissionais se inscreveram, sendo 103 servidores públicos com formação em nível superior, que atuam nas secretarias municipais de Saúde.
29/11/2022 - 09:10

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), iniciou nesta segunda-feira (28) o Curso de Aperfeiçoamento em Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) para servidores municipais. A capacitação também já foi realizada para servidores da Sesa.

O objetivo é formar auditores para garantir a qualidade assistencial dos serviços com custo real, dado o crescente avanço tecnológico, que exige dos profissionais uma nova dinâmica na avaliação da prestação de serviços, voltada para a defesa da assistência e redução dos custos sem comprometimento da qualidade.

“A auditoria é um processo de auxílio e identificação de eventuais riscos no processo de gestão que protege tanto o recurso público quanto a execução do serviço que é prestado ao paciente”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Trabalhar em parceria com os municípios é uma das bandeiras do governador Ratinho Junior e esse curso é mais uma ação que reforça a necessidade de inovação e educação permanente em prol dos nossos paranaenses”.

Ao todo, 106 profissionais se inscreveram, sendo 103 servidores públicos com formação em nível superior, que atuam nas secretarias municipais de Saúde nas áreas de regulação, controle, avaliação e auditoria do SUS e três apoiadores do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems).

“Sou defensor do auditor porque entendo que é necessário termos esse profissional junto à gestão municipal, trabalhando em parceria com o Estado, e por isso gostaria de enaltecer a sensibilidade da Sesa em proporcionar essa capacitação tão necessária para os municípios”, disse o presidente do Cosems e secretário municipal de Saúde de Mangueirinha, Ivoliciano Leonarchik.

O curso é dividido em três módulos: auditoria baseada em riscos, operacionalização dos processos de trabalho e auditoria e módulo complementar. A carga horária é de 200 horas, com previsão de término em maio de 2023, e a modalidade é a distância com tutoria e encontros presenciais.

PRESENÇAS – Participaram do evento virtual a diretora interina da ESPP, Solange Rothbarth Bara; o diretor de Gestão em Saúde da Sesa, Vinícius Filipak; o diretor-presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas), Marcello Augusto Machado; a coordenadora de Auditoria, Avaliação e Monitoramento da Sesa, Maria Lourdes Krolikovski; a chefe de Divisão de Ensino Superior da ESPP, Priscila Meyenberg Cunha Sade, e alunos do curso.