Fruticultura e meliponicultura serão temas de eventos nesta semana em Dois Vizinhos

A produção de frutas e hortaliças, certificação, o melhoramento genético e práticas de manejo são alguns dos temas do II Hortec e VII Workshop de Hidroponia do Sudoeste do Paraná que acontecerão nos dias 20 e 21. Paralelamente, ocorre o XVI Seminário Estadual de Meliponicultura.
Publicação
17/10/2022 - 10:14

Confira o áudio desta notícia

A produção de frutas e hortaliças, certificação, o melhoramento genético e práticas de manejo são alguns dos temas do II Hortec e VII Workshop de Hidroponia do Sudoeste do Paraná que acontecerão em Dois Vizinhos nos dias 20 e 21. Paralelamente, o XVI Seminário Estadual de Meliponicultura vai reunir produtores de todo o Estado para debater a criação de abelhas sem ferrão.

Ambos os eventos são organizados pelo IDR-Paraná, Unisep (União de Ensino do Sudoeste do Paraná), UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), AEAFB (Associação dos Engenheiros Agrônomos de Francisco Beltrão), e têm o patrocínio da Cresol.

O II Hortec será aberto na quinta-feira (20), às 9h30, com a palestra “A importância da cadeia produtiva da horticultura no desenvolvimento sustentável”, tema abordado pelo engenheiro agrônomo Luiz Dâmaso Gusi. Os visitantes poderão ainda visitar diversos estandes de empresas ligadas às cadeias da horticultura e fruticultura.

A partir das 14h30 terá início uma série de minicursos. Os temas são diversificados: vão desde a produção orgânica, gestão de propriedades rurais, sistema hidropônico, até o cultivo de melancia, de orquídeas, batata-doce e melão. Todos os participantes inscritos no II Hortec terão direito a participar.

Às 13h30, também na quinta, será aberto o XVI Seminário Estadual de Meliponicultura com um debate sobre a microbiologia das abelhas e sua relação com o manejo. Durante todo o dia, e na sexta-feira, os participantes vão discutir com especialistas diversos aspectos da criação de abelhas sem ferrão como boas práticas de produção e extração do mel, melhoramento genético e a legalização da unidade de envase de mel. Haverá, ainda, apresentação de trabalhos científicos a respeito dos meliponídeos. O público poderá participar de minicursos sobre caixas, divisão do enxame e colheita do mel. As inscrições podem ser feitas pela internet neste endereço.

GALERIA DE IMAGENS