Formatura de 400 policiais civis marca novo avanço na segurança pública do Paraná

Com esta formatura, a PCPR iniciará 2023 com 400 novos policiais civis, que atenderão a população em unidades de todo o Estado e contribuirão para garantir mais segurança à população paranaense.
Publicação
23/12/2022 - 19:40

Confira o áudio desta notícia

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) formou 400 policiais civis nesta sexta-feira (23), no Teatro Guaíra, em Curitiba. A turma de formação faz parte de uma contratação histórica. Ao todo são 150 delegados, 200 investigadores, 50 papiloscopistas e 25 escrivães. 

O novo secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, afirma que este é um avanço para a instituição. “Os desiguais não podem ser tratados como iguais, quem sabe o que é melhor para a Polícia Civil é a Polícia Civil. A Secretaria de Segurança Pública quer que esse avanço seja concretizado e como prioridade temos a reestruturação de carreira da Polícia Civil”, declarou.

Segundo o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, os novos policiais passam a compor as forças de trabalho em diversas unidades do Estado. “A Polícia Civil é uma instituição que trabalha nos bastidores, realizando investigações e contribuindo, juntamente com outras forças, para trazer mais segurança à população”, afirmou. 

Com esta formatura, a PCPR iniciará 2023 com 400 novos policiais civis, que atenderão a população em unidades de todo o Estado e contribuirão para garantir mais segurança à população paranaense.    

FORMAÇÃO – O curso de formação teve 1.100 horas/aulas práticas e teóricas. Durante esse período, os alunos passaram por um intenso treinamento dividido em 80 matérias, entre aulas teóricas e práticas.  

Entre as disciplinas ministradas estão noções sobre legislação aplicada à Polícia Judiciária, gestão de atendimento ao público, planejamento da Unidade Policial, investigações policiais, uso legal da arma de fogo, operação policial, práticas cartorárias e sistemas da PCPR, entre outras. 

O diretor da Escola Superior da PCPR, delegado Rafael Ferreira Vianna, conta que este é o primeiro passo para o início da carreira dos formandos como policiais civis.

“Acredito que o aprimoramento, o estudo, o aperfeiçoamento das técnicas, o treino são necessidades permanente do policial civil, então a formação não termina simplesmente com esse curso, é um primeiro passo que habilita todos os policiais a bem desempenharem suas funções", finalizou. 

A formanda Natália Tavares relata a expectativa para o início da carreira.  “Espero aprimorar os conhecimentos que tive na Escola de Polícia e descobrir qual minha verdadeira vocação dentro da Polícia Civil”, afirmou. 

ENSINO – O quadro de ensino da ESPC está dividido em seis áreas temáticas, que vão de investigação a formação humanista e cultura geral. A grade de ensino faz parte nova matriz curricular, que tem o objetivo de trazer melhorias na formação de conhecimento dos policiais e auxiliar na visão de plano de carreira, visto que o servidor passa a visualizar quais áreas temáticas de formação e aperfeiçoamento tem disponível para se especializar. 

O diretor da ESPC conta que o curso foi planejado durante todo o primeiro semestre de 2022. “Redesenhamos a matriz curricular da Escola Superior de Polícia Civil para que a formação dos policiais civis fosse modernizada e atualizada com o que tem de melhor, no conhecimento atual, na área da segurança pública”, completou.  

Diferente dos anos anteriores, em que os docentes eram convidados, para ofertar aulas aos alunos, os professores passaram por um processo seletivo para fazer parte da equipe docente. Esta mudança resulta em mais transparência e qualidade da habilitação. Além disso, a formação acadêmica dos instrutores garante que o processo de formação dos policiais civis tenha mais tecnicidade e aproveitamento. 

PLANO ESTRATÉGICO – A contratação e a formação dos futuros servidores fazem parte do Plano Estratégico 2019-2023 instituído pela gestão atual. O qual busca trazer melhorias tanto para os policiais civis como para a sociedade.

GALERIA DE IMAGENS