Formação de 2,6 mil PMs e bombeiros tem aulas humanitárias e 1.600 horas de estudos

O Curso de Formação de Praças, iniciado em agosto, é destinado aos mais de 2.600 candidatos aprovados no concurso público iniciado em 2020. Todo o treinamento tem duração de dez meses.
Publicação
14/10/2022 - 08:50

Confira o áudio desta notícia

O curso de formação de oficiais e praças da Polícia Militar do Paraná e Corpo de Bombeiros segue dentro do cronograma para que, em breve, os atuais alunos possam participar do período de estágio supervisionado nas ruas e, em seguida, formatura.

Além de todo o preparo profissional, os alunos estudam disciplinas e participam de palestras obrigatórias com temas atuais como “Atuação policial frente a grupos vulneráveis e minorias”, “Direitos Humanos”, “Polícia Comunitária”, “Prevenção, Mediação e Resolução de Conflitos” e “Libras aplicadas ao Profissional de Segurança Pública”.

Os temas fazem parte da matriz curricular dos alunos da PMPR e do Corpo de Bombeiros, que contabiliza mais de 1.600 horas de estudos.

Além disso, a preparação dos novos policiais conta com aulas complementares como palestras, seminários, cursos e congressos, sobre os mais variados temas, que são úteis para o atendimento das demandas policiais e também para o policial.

“A nova matriz curricular do curso de formação de praças conta com disciplinas inovadoras dentro da corporação, que focam na integração e aproximação desses policiais com a comunidade”, disse o chefe da assessoria técnica e secretaria da Diretoria de Ensino e Pesquisa da Polícia Militar, capitão Eduardo Francisco Lewandowski.

“Além disso, tem palestras que pensam no policial militar como gestão pessoal financeira e profissional, prevenção e combate ao assédio moral e sexual na polícia, comportamento social e a atuação frente a pessoas com transtorno do espectro autista, por exemplo”, acrescentou.

O Curso de Formação de Praças, iniciado em agosto, é destinado aos mais de 2.600 candidatos aprovados no concurso público iniciado em 2020. Todo o treinamento tem duração de dez meses, contando com 50 disciplinas teóricas e práticas, como legislação, defesa pessoal e tiro policial, tática de confronto armado e gerenciamento de crises, entre outras, visando a capacitação dos profissionais para o exercício da atividade policial militar.

“A expectativa é que os alunos sejam colocados no estágio supervisionado entre dezembro e janeiro, dentro da temporada de verão, para que possam receber a formação necessária para aumentar a força da segurança pública do nosso Estado”, explicou o chefe da seção de formação da Diretoria de Ensino e Pesquisa da PMPR, capitão Rodolfo Mattos de Souza. Ele também afirmou que os policiais ficarão nas ruas em etapa preparatória de formação e atendendo à sociedade.

Além do curso de formação dos mais de 2.600 soldados da PMPR, estão em andamento também o curso de formação de 426 soldados do Corpo de Bombeiros e o Curso de Formação de Oficiais, com 264 cadetes da Polícia Militar e 57 cadetes do Corpo de Bombeiros.

As capacitações acontecem nos 44 núcleos de ensino das cidades de Curitiba, Jacarezinho, Londrina, Apucarana, Rolândia, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Arapongas, Paranaguá, São José dos Pinhais, Colombo, Piraquara, Ponta Grossa, Guarapuava, Telêmaco Borba, Irati, União da Vitória, Lapa, Pato Branco, Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Francisco Beltrão e Marechal Cândido Rondon.

GALERIA DE IMAGENS