Programa de saúde mental da Segurança Pública já fez mais de 44 mil atendimentos

Todas as forças de segurança podem participar das atividades desenvolvidas pelo programa, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e diminuir riscos de transtornos mentais dos profissionais e seus dependentes.
Publicação
10/10/2022 - 18:10

Confira o áudio desta notícia

No Dia Mundial da Saúde Mental, a Secretaria estadual da Segurança Pública reforça a importância do Programa Prumos, desenvolvido há mais de dois anos para oferecer suporte à saúde mental dos servidores da área no Paraná. Desde a criação, já foram mais de 44 mil atendimentos em todo o Estado.

Todas as forças de segurança que compõem a Secretaria, como Corpo de Bombeiros e as polícias Civil, Militar, Científica e Penal, podem participar das atividades desenvolvidas pelo programa, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e diminuir riscos de transtornos mentais dos profissionais e seus dependentes, oferecendo atendimento na área da saúde e da assistência social para prevenir, diagnosticar e apoiar os servidores no Paraná. 

“Os profissionais da segurança pública, devido à peculiaridade da sua profissão, podem ser acometidos por sofrimento psíquico, o que pode interferir no seu cotidiano, na saúde e na qualidade de vida”, explicou a coordenadora do Programa Prumos, Tatiana Dallastra.

Dos 44.096 atendimentos feitos desde dezembro de 2020, 13.985 foram realizados este ano. São palestras, reuniões em grupo, encaminhamentos sociais, avaliações psicológicas, entre outros.

“Com as atividades desenvolvidas desde o início do programa, é possível afirmar que houve uma melhora na saúde mental e na qualidade de vida dos servidores atendidos. O serviço impacta diretamente no próprio policial e seus dependentes e, indiretamente, na população, que é beneficiada com um servidor mentalmente saudável”, disse a coordenadora do Prumos. 

“Os números são significativos e demonstram que as atividades desenvolvidas pelo programa trazem um impacto benéfico. Para nós, a procura por nosso atendimento e a participação nas ações de prevenção, como palestras e grupos de trabalho, demonstram a confiança dos servidores no Prumos”, acrescentou Tatiana Dallastra.

No Paraná, o programa conta com quatro centros de atendimento: Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel, que ficam localizados, estrategicamente, longe das instituições, onde o servidor tem discrição e privacidade durante toda a consulta. Por ser uma região estratégica no Paraná, que conta com maior número de profissionais, a Capital vai receber, ainda este ano, mais um Centro de Atendimento Psicossocial.

Além dos centros, o Estado conta ainda com 20 seções de atendimento psicossocial espalhadas por todo o Paraná. Neste caso, geralmente localizadas em salas nas próprias instituições e imediações.

Os servidores que tiverem interesse devem entrar em contato com os centros de atendimentos psicossocial pelos seguintes endereços (AQUI).

GALERIA DE IMAGENS