Força-Tarefa Infância Segura é tema de audiência pública na Câmara de Curitiba

Apresentação fez parte da Semana Estadual Contra a Pedofilia no Paraná. A Fortis envolve secretarias estaduais, Judiciário, Ministério Público e instituições da sociedade civil para políticas integradas de proteção a crianças e adolescentes.
12/05/2022 - 17:50

O programa Força-Tarefa Infância Segura (Fortis), iniciativa do Governo do Paraná, foi uma das ações que a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) apresentou em audiência pública na Câmara de Vereadores de Curitiba nesta quinta-feira (12).

A apresentação fez parte da Semana Estadual Contra a Pedofilia no Paraná, que começa nesta sexta-feira (13) e segue até quarta-feira (18). A audiência teve como tema "As Crianças Invisíveis do Século XXI".

A Força-Tarefa Infância Segura faz parte da série de iniciativas do Estado para o combate à pedofilia. Coordenada pela Sejuf, a Fortis envolve outras secretarias estaduais, Judiciário, Ministério Público e instituições da sociedade civil organizada.

O chefe do Departamento de Justiça da Sejuf, Silvio Jardim, e a diretora do Núcleo de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas, Silvia Xavier, explicaram que a Fortis foi criada em 2019 para estabelecer a integração das políticas públicas dos sistemas de justiça, da segurança pública, assistência social, educação e saúde, com ações coordenadas e efetivas para o a prevenção e combate a crimes contra a criança.

“O Departamento de Justiça da Secretaria tem agido com diversas ações de mobilização junto à sociedade para prevenir e combater todo tipo de violência contra as crianças e adolescentes”, afirmou o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Rogério Carboni. “Nesta semana de combate ao crime devemos anunciar novas ações a serem efetivadas no sentido de assegurar proteção às crianças e adolescentes paranaenses”.

FORTIS – A iniciativa surgiu da necessidade de unir esforços governamentais para realizar um trabalho integrado de prevenção e combate a crimes e violências contra crianças e adolescentes. O Mapa GeoFortis Paraná, um dos desdobramentos, localiza as unidades que compõem toda a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente Paranaense. A ferramenta disponibiliza para consulta pública de forma ágil e integrada as informações sobre a cobertura de proteção às crianças e adolescentes e permite o contato com os profissionais das instituições.