Fomento Paraná e município de Abatiá firmam parceria para levar crédito ao comércio local

Instituição financeira estadual contabiliza acordos de cooperação técnica com 293 municípios para intermediação de operações de microcrédito pelo Banco do Empreendedor.
29/06/2022 - 18:40

A Fomento Paraná, instituição financeira estadual, firmou parceria com Abatiá para que o município possa ter um agente de crédito capacitado para orientar empreendedores e intermediar operações de microcrédito. O termo de cooperação técnica foi assinado nesta terça-feira (28) pelo prefeito Nelson Garcia Junior. Este é o 293º município a integrar a rede de parceiros da Fomento Paraná, que já abrange 74% do território paranaense, com agentes de crédito ou correspondentes.

Para o prefeito, a nova parceria é muito importante porque vai ajudar os pequenos empreendedores e até os de maior porte. “Nosso objeto é atender prioritariamente os pequenos. Então, será de grande valia e, com certeza, vai alavancar os pequenos comércios do município”, afirma Garcia Junior.

Ele destacou que a Fomento Paraná vai ajudar a suprir a falta de crédito e ressaltou que as taxas de juros da instituição, abaixo do mercado, trazem facilidade e oportunidade para os empreendedores.

Um servidor do quadro próprio da prefeitura será designado para participar da próxima turma do curso de formação de agentes de crédito, prevista entre os dias 11 e 15 de julho, com aulas online, ao vivo, com facilitadores da Fomento Paraná e Sebrae.

CAPACITAÇÃO – A sinergia entre a Fomento e a Rede de Parceiros tem permitido que cada vez mais profissionais sejam capacitados para atuar no atendimento aos empreendedores.

Apenas neste ano, participaram 99 novos agentes de crédito em três turmas do curso de formação da instituição. Outros 104 correspondentes de crédito foram habilitados em cinco turmas no treinamento online.

Em conjunto com a Rede de Parceiros, a Fomento Paraná liberou de janeiro a junho deste ano mais de R$ 80 milhões em linhas de crédito para apoiar empreendedores informais, MEIs, micro e pequenas empresas.

O aumento do número de parcerias e de agentes de crédito atuantes é resultado também da estratégia de agendas semanais de viagens dos diretores da Fomento Paraná para reuniões com prefeitos e lideranças empresariais no Interior do Estado. O objetivo é apresentar a instituição e propor parcerias com oportunidades para empreendedores e para os próprios municípios.

Desde 2019, foram visitados 292 municípios e mais cinco serão percorridos ainda nesta semana no Norte do estado: Rio Bom, Marumbi, Kaloré, Nova América da Colina e Bela Vista do Paraíso.

COMO FAZER PARTE – A Fomento Paraná está sempre aberta a firmar novas parcerias com municípios, para capacitar e implantar pontos de atendimento com agentes para operações de microcrédito (até R$ 20 mil), nas prefeituras diretamente ou em Salas do Empreendedor e Agências do Trabalhador.

A instituição também mantém um edital aberto para credenciamento de correspondentes em parceira com associações comercias e empresariais, ou sociedades empresariais especializadas e sindicatos patronais, que podem intermediar operações de R$ 20 mil a R$ 1,5 milhão. Nos dois casos, a Fomento Paraná promove a capacitação e habilita o parceiro a operar em plataformas digitais da instituição.

Para mais informações sobre requisitos e cursos de capacitação para agentes de crédito ou correspondentes basta enviar um e-mail para rededeparceiros@fomento.pr.gov.br.