92% da carteira de operações da Fomento Paraná contribuem com os ODS, aponta consultoria

Trabalho Decente e Crescimento Econômico (8); Indústria, Inovação e Infraestrutura (9); Cidades e Comunidades Sustentáveis (11) aparecem como os ODS mais relevantes na atuação da Fomento Paraná em um projeto da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) para avaliar a aderência das instituições financeiras aos compromissos da ONU.
Publicação
29/06/2022 - 14:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Um estudo contratado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e o Banco de Desenvolvimento da América latina (CAF) mostrou que 92% das operações da carteira de crédito da Fomento Paraná contribuem efetivamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O estudo foi apresentado pela consultoria internacional Natural Intelligence (NINT) em um workshop. A Fomento Paraná é parte do segundo ciclo de avaliações do Projeto ODS, que envolve bancos federais e estaduais, agências de fomento e cooperativas de crédito selecionados por meio de edital realizado em dezembro de 2021.

Avaliando-se a alocação de capital da instituição em operações de crédito públicas e privadas, a maior contribuição da Fomento Paraná para consecução dos ODS é relativa aos objetivos 9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura; 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis; 8- Trabalho Decente e Crescimento Econômico; e 1 - Erradicação da Pobreza (1).

O resultado está alinhado com a análise inicial das carteiras de crédito das instituições do Sistema Nacional de Fomento, que apontam que os ODS 8 e 9, ligados à indústria, inovação e crescimento econômico são aqueles que essas instituições mais fomentam. De acordo com a gerente de Sustentabilidade e Economia da ABDE, Bruna Araújo, faz muito sentido. "São instituições que trabalham muito com desenvolvimento econômico com apoio às micro, pequenas e médias empresas", disse.

A intenção do Projeto ODS, segundo a ABDE, é que as Instituições Financeiras de Desenvolvimento internalizem a agenda dos ODS e levem para o dia a dia operacional, priorizando dentro de seus portfólios os ODS mais relevantes e que isso fomente a atuação dessas instituições para os objetivos que elas considerem mais relevantes.

Ainda segundo Bruna Araújo, outros resultados apontam também a atuação das instituições com foco em geração de energia renovável, relacionado ao ODS 7- Energia Limpa e Acessível, o que demonstra o apoio do sistema à transição para uma economia mais sustentável.

De acordo com o diretor de Operações do Setor Público da instituição, Wellington Dalmaz, o projeto da ABDE soma-se ao esforço da Fomento Paraná e do Governo do Estado para ter aderência aos ODS da Agenda 2030. “Com base nesses estudos vamos verificar a eficiência e aprimorar a aderência a esses objetivos”, afirmou. “Verificamos uma convergência entre os objetivos que elencamos internamente e os ODS mais relevantes que saíram do estudo com a ABDE. Isso mostra que a instituição vem cumprindo seu papel de modo aderente aos ODS”.

Segundo a coordenadora para Consultoria de Instituições Financeiras na NINT, Raquel Besso, o Projeto ODS permitirá comparar as instituições financeiras, mostrar como o Sistema Nacional de Fomento está se comportando em relação aos ODS, quais objetivos recebem mais contribuição a partir dos financiamentos das instituições financeiras de desenvolvimento, e como a ABDE, junto com outros atores, podem engajar essas instituições para o próximo passo, que é medir o impacto a partir de indicadores e outras métricas que podem refletir essa contribuição.

De acordo com o assessor de Planejamento e Gestão Estratégica da Fomento Paraná, Gustavo Mattana, os próximos passos do Projeto ODS na Fomento Paraná envolvem a incorporação da metodologia repassada pela consultoria e a inclusão do aspecto ODS para fins de planejamento e da execução do orçamento da instituição. Em paralelo terá continuidade o trabalho de alinhamento junto às demais instâncias de governo visando complementar as ações da Agenda ODS do Estado com as ações da Fomento Paraná.

GALERIA DE IMAGENS