Idealizada pelo Estado, Universidade dos Prefeitos será oficializada na Suíça

O lançamento oficial da plataforma de conhecimento, com apresentação da aula magna, na sede das Organizações das Nações Unidas (ONU), acontecerá entre os dias 28 e 30 de junho e contará com a presença de 14 prefeitos do Estado.
24/06/2022 - 10:50

A Organização Mundial da Família (WFO’s) convidou o Estado do Paraná para participar da celebração do seu 75º Aniversário, oportunidade em que será oficializada a Universidade dos Prefeitos. Essa é uma iniciativa coordenada pela Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), órgão vinculado à Casa Civil, que busca capacitar lideranças dos municípios paranaenses por meio de um curso híbrido (online e presencial), com apoio de plataforma desenvolvida pelo Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar) e pela WFO. Terá duração de nove meses e todos os prefeitos do Paraná serão convidados a participar, com certificação internacional.

O evento será em Genebra, na Suíça, e está sendo organizado pelo Unitar e WFO. O tema deste ano busca a união entre autoridades e famílias para aliviar a pobreza e a fome, e promover educação de qualidade, bem-estar e crescimento econômico reduzindo as desigualdades. O lançamento oficial da plataforma de conhecimento, com apresentação da aula magna, acontecerá entre os dias 28 e 30 de junho e contará com a presença de 14 prefeitos do Estado. A missão internacional tem o apoio das Associações dos Municípios do Paraná.

“Criamos com esse curso uma ferramenta prática de planejamento e execução de políticas alinhadas às agendas globais de desenvolvimento. Lá na Suíça os prefeitos terão condições de conhecer de perto como funcionam as agências ligadas à ONU, os organismos internacionais. Será o start deste curso tão importante que faz do Paraná pioneiro no País mais uma vez”, destacou a vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes) e superintendente geral da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), Keli Guimarães.

A Universidade dos Prefeitos atuará na capacitação em gestão municipal, na elaboração de projetos para a obtenção de recursos internacionais a fundo perdido e no repasse de informações atualizadas sobre projetos de organismos como o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), entre outros.

“O Paraná inovador e pioneiro envolve as cidades. O curso é a chance de dar voz aos municípios em nível internacional”, acrescentou Deisi Kusztra, presidente da WTO.

Segundo ela, transformar a Agenda 2030 em ações efetivas requer uma compreensão plena da população-alvo e não deixar ninguém para trás. "Todos nós temos em comum o fato de pertencermos a uma família que vive em nível local. Por isso o apoio aos 17 ODS, da Agenda 2030, é uma oportunidade excepcional para promover uma melhor integração da comunidade com o setor público, levando a esperança renovada, harmonia, crescimento e criação de empregos, garantindo ao mesmo tempo sustentabilidade", disse.

Esse é um desdobramento da Estratégia Paraná de Olho nos ODS, cujo foco é planejamento, execução e monitoramento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável. Várias secretarias, autarquias e empresas públicas estão envolvidas para implementar a Agenda 2030.