Fomento Paraná apresenta linhas de crédito para sociedades garantidoras, no Oeste

Encontro na Associação Comercial e Empresarial de Toledo reforça parceria da instituição financeira estadual com a SGC Central com objetivo de ampliar oferta de crédito aos empreendedores.
24/09/2021 - 18:50

O diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, e o diretor de Operações do Setor Privado, Renato Maçaneiro, fizeram uma apresentação das linhas de crédito da instituição para as seis sociedades garantidoras de crédito (SGCs) paranaenses em uma reunião com o presidente da SGC Central, Augusto Sperotto, e o diretor superintendente, Flávio Locatelli, na Associação Comercial e Empresarial de Toledo, nesta sexta-feira (24).

De acordo com Neves, a partir das determinações do governador Carlos Massa Ratinho Junior e das diretrizes gerais do Governo do Estado de colocar o crédito como elemento importante para a retomada da atividade econômica, a Fomento Paraná vem fazendo diversas rodadas de apresentação das linhas de crédito aos parceiros da instituição.

“Realizamos uma rodada na Federação das Associações Comerciais e Empresariais (Faciap). Estamos fazendo rodadas com as coordenadorias regionais da Faciap e agora realizamos uma reunião importante em Toledo, que envolveu a SGC Central e todas as seis sociedades garantidoras regionais”, informa o diretor.

A reunião em Toledo teve participação presencial do presidente da Garantioeste, Edson Luiz Carollo, do diretor executivo da SGC Central, Marco Rothe, e do assessor jurídico da Acit, Ruy Fonsatti Junior. Também houve participação online de executivos de todas as seis sociedades garantidoras e do diretor de Mercado da Fomento Paraná, Vinícius Rocha. O gerente de Mercado, Luciano Martins, fez uma apresentação também virtual, a partir de Curitiba, sobre as novas funcionalidades da plataforma Giro Fácil.

A cada rodada são divulgadas as principais linhas de crédito para investimento, inovação, as linhas adequadas para expansão de negócios, a partir da aquisição de máquinas e equipamentos e para projetos de edificação de estruturas para abrigar atividades comerciais e de serviços.

“Estamos também promovendo a divulgação das linhas de capital de giro, entendendo que o momento ainda requer por parte das instituições financeiras a oferta de recursos para manutenção de negócios e de empregos”, afirmou Neves. “São créditos com condições bastante interessantes para o nosso tomador, principalmente em relação à taxa de juros e também nas condições de processamento, análise e entrega rápida dessas operações”.

PARCERIA – A parceria entre a Fomento Paraná e as entidades foi estabelecida há alguns anos a partir do reconhecimento do Governo do Paraná de que essas SGC são importantes instrumentos de garantia de crédito para apoiar os empreendedores.

Reconhecendo essa importância, foi feito um aporte na SGC Central no valor de R$ 10 milhões, por meio do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), administrado pela Fomento Paraná. A soma permitiu alavancar em torno de R$ 120 milhões em garantias para operações para micro e pequenas empresas paranaenses.

OUTRAS PARCERIAS – Além da passagem por Toledo, o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, o diretor de Operações do Setor Privado, Renato Maçaneiro, e a assessora Emilia Belinati percorreram outros municípios da região Oeste nesta semana.

Na quinta (23), eles estiveram em Medianeira, Missal e Itaipulândia para encontros com prefeitos e lideranças empresariais. As reuniões visam à ampliação das parcerias da instituição financeira estadual para divulgar as linhas de crédito em condições acessíveis aos empreendedores donos de pequenos negócios.

Nesta sexta, o percurso envolveu também as cidades de Pato Bragado e Santa Helena. Em Pato Bragado o prefeito Leomar Rohden recebeu os dirigentes da Fomento Paraná acompanhado dos secretários municipais da Saúde John Nodari; de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Volmir Wollmann; e de Planejamento, Lucas Blatt. O presidente da Associação Comercial – ACIBRA, Jardel Henrique Selzler, também participou da reunião.

Em Santa Helena, os diretores foram recebidos pelo prefeito Evandro Grade, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Aquiles Marcelo Alba, e diretores da pasta; e da presidente da Câmara Municipal, Fabricia Lenzi. A presidente da Associação Comercial local Claudete Remor, também esteve presente como diretor Wyllian Kuhn e a correspondente Marcia Royer.