Fase Regional 1 dos Jogos Escolares encerrou na quarta; etapa de Curitiba já começou

Mais de 34 mil pessoas, entre atletas, dirigentes e árbitros participaram, entre os dias 3 e 8 de maio, da primeira etapa da edição 2024, que comemora os 70 anos dos Jeps. Com menos de um dia entre uma etapa e outra, começou nesta quinta-feira (9) a Fase Regional de Curitiba.
09/05/2024 - 14:40

A Fase Regional 1 dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps) chegou ao fim na noite desta quarta-feira (8) em 15 diferentes sedes. Mais de 34 mil pessoas, entre atletas, dirigentes e árbitros participaram, entre os dias 3 e 8 de maio, da primeira etapa da edição 2024, que comemora os 70 anos dos Jeps.

Alunos de 12 a 17 anos de 673 escolas estaduais e municipais e de 155 colégios particulares competiram nas modalidades de futsal, atletismo, basquetebol, voleibol, handebol, tênis de mesa e xadrez. Os jogos envolvem, também, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, vôlei de praia e golf 7, que são disputadas apenas nas fases finais. Os resultados estão AQUI.

Foram sede dos Jeps nesta etapa os municípios de Jesuítas, Itaperuçu, Renascença, Marmeleiro, Medianeira, Pinhão, Siqueira Campos, Jacarezinho, Ângulo/Atalaia, Pontal do Paraná, Terra Rica, Coronel Vivida, Telêmaco Borba, Palotina, União Vitória e Douradina.

Os campeões de cada modalidade garantem vaga na Fase Macrorregional da competição, que será disputada entre os dias 11 e 16 de junho, nos municípios de Campo Largo, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Assis Chateaubriand, Astorga, Nova Esperança, Apucarana e Cambará.

JEPS CURITIBA – Os jogos oficiais não param. Com menos de um dia entre uma etapa e outra, começou nesta quinta-feira (9) a Fase Regional de Curitiba. A cerimônia de abertura foi no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz. A capital paranaense conta com mais de 5,4 mil participantes inscritos, representando 116 colégios entre estaduais, federais e escolas privadas.

Os jogos seguem até 18 de maio e serão disputadas nove modalidades: atletismo, tênis de mesa, xadrez, basquete, handebol, vôlei, vôlei de praia, futsal e futsal paradesportivo.

A coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná, Marcia Tomadon, afirma que os números alcançados pela Regional de Curitiba são uma grata surpresa. "É praticamente uma fase final. São 9 modalidades e um número bem grande de equipes inscritas em cada delas", disse. "É uma satisfação saber que os nossos professores e as nossas escolas confiam no trabalho do Governo, inscrevendo suas equipes para mais uma edição".

Em Curitiba, o evento contou com apresentações de música, dança e a chama olímpica, conduzida pelos atletas Vitor Tavares (parabadminton) e Carolyne Pedro (ginástica artística) e acesa por Julia Soares, da Seleção Brasileira de Ginástica Artística, todos atletas paranaenses de destaque internacional. O juramento dos atletas teve ainda a participação especial, em vídeo, da ginasta Bárbara Domingos, bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica entre 2012 e 2023, e que garantiu a vaga brasileira nas Olimpíadas de Paris 2024.

JEPS – A cada edição, os Jeps crescem em número de participantes, qualidade dos atletas e interesse da comunidade. Em 2022, foram mais de 90 mil inscritos, entre alunos-atletas e professores-treinadores, de 395 municípios, um recorde até então. Em 2023, houve mais de 113 mil participantes de 396 municípios.

Confira a programação completa do JEPS para 2024:

Fase Regional Curitiba – 9 a 18 de maio

2ª Fase Regional – 17 a 22 de maio – Rio Negro, Jandaia do Sul, Barbosa Ferraz, Capitão Leônidas Marques, Tuneiras do Oeste, Assaí, Nova Esperança do Sudoeste, Boa Esperança, Irati, Jardim Alegre, Quedas do Iguaçu, Santa Cruz Monte Castelo, Sertanópolis, Imbituva, Nova Tebas e Sengés

Fase Macrorregional – 11 a 16 de junho – Campo Largo, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Assis Chateaubriand, Astorga, Nova Esperança, Apucarana e Cambará

Fase Final (12 a 14 anos) – 12 a 20 de julho – Campo Mourão

Fase Final (15 a 17 anos) – 2 a 10 de agosto – Pato Branco

Imagens das competições e outras notícias em tempo real estão disponíveis no Facebook dos Jogos Escolares do Paraná.