Com audiência na Assembleia, Estado começa a estruturar Plano Decenal do Esporte

O Plano Decenal do Esporte vai conter propostas com base em tópicos: uma Conferência Estadual do Esporte; apoio a esportes olímpicos, esportes não olímpicos, paradesporto e esportes paralímpicos; incentivo a atletas e não atletas, alunos-atletas, praticantes e não praticantes; diagnóstico e construção de base de dados no Paraná; incremento de infraestrutura esportiva, entre outros.
08/05/2024 - 16:30

A Secretaria de Estado do Esporte participou da primeira audiência pública de elaboração do Plano Decenal do Esporte (2026-2036), parte do programa O Esporte Que Queremos, na tarde desta quarta-feira (8) na Assembleia Legislativa do Paraná. Foi apresentada a metodologia de construção do plano estratégico da década, que dará sequência ao fim do atual quadriênio (2023-2026). Ela envolve consultas públicas e audiências municipais.

O Plano Decenal do Esporte vai conter propostas com base em tópicos: uma Conferência Estadual do Esporte; apoio a esportes olímpicos, esportes não olímpicos, paradesporto e esportes paralímpicos; incentivo a atletas e não atletas, alunos-atletas, praticantes e não praticantes; diagnóstico e construção de base de dados no Paraná; incremento de infraestrutura esportiva e do atendimento aos esportes eletrônicos; valorização profissional; universalização do acesso ao esporte; e violência, fair-play e doping.

O secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, disse que a política pública do esporte vai ganhar muito espaço nos próximos dez anos. “O Paraná é o estado mais adiantado no Brasil em implementação de processos de apoio ao segmento, seguindo as diretrizes da Lei Geral do Esporte”, afirmou. Ele citou, entre as iniciativas, o Proesporte, o Geração Olímpica e Paralímpica e o calendário anual de atividades em diversas regiões, dos primeiros passos ao apoio aos atletas que representam o País em campeonatos mundiais.

O responsável pelo Plano Decenal do Esporte e Coordenador do Esporte Que Queremos, Dilson Martins, disse que a audiência marca o primeiro passo de uma nova etapa. “No segundo semestre vamos fechar a proposta e conceber a logística para que, no ano que vem, a gente possa realizar conferências macrorregionais e debater ainda mais as ideias para o setor”, complementou.

O cronograma de audiências municipais e macrorregionais será apresentado em 2025. A Conferência Estadual e a formalização do plano estão projetadas para 2026. “A ideia final do plano é que se torne um projeto de lei e que direcione as políticas esportivas do Paraná pelos próximos 10 anos”, disse Martins.

O ESPORTE QUE QUEREMOS – O programa O Esporte Que Queremos é uma realização do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva, da Universidade Federal do Paraná, e visa contribuir para o refinamento da gestão do esporte no Estado e nos municípios, tendo como premissa a Lei Geral do Esporte e a Lei do Sistema Esportivo Estadual, corroborando à consolidação e funcionamento dos Sistemas Esportivos Federal e Estadual.

PRESENÇAS – Também participaram da audiência o diretor-geral da SEES, Ilson Augusto Rhoden, o diretor-presidente do Paraná Esporte, Walmir da Silva Matos, o deputado Tiago Bührer, presidente da Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa, o presidente do Conselho Regional de Educação Física do Paraná (CREF), Gustavo Brandão, o pró-reitor de planejamento e orçamento da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fernando Mezzadri, o vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Yohansson Nascimento, o secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, Carlos Pijak, o presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, Marcelo Fachinello, o coordenador de estudos e pesquisa em políticas públicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Fernando Augusto Starepravo, e o presidente da Federação do Desporto Escolar do Paraná, Jackson de Almeida.