Faixa exclusiva de ônibus na Rua João Negrão vai beneficiar 36 mil usuários da RMC

A medida era uma solicitação da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), definida após estudos em conjunto com a Urbs, empresa responsável pela gestão dos transportes da Capital. Objetivo é reduzir tempo da viagem nos horários de pico.
14/03/2023 - 16:30

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) participou da decisão da Prefeitura de Curitiba de implantar uma faixa exclusiva de ônibus na Rua João Negrão, entre as ruas André de Barros e Almirante Gonçalves. A medida era uma solicitação da Amep, definida após estudos realizados em conjunto com a Urbs, empresa responsável pela gestão dos transportes da Capital.

A iniciativa irá beneficiar mais de 36 mil usuários que utilizam as linhas metropolitanas, incluindo a Afonso Pena/Guadalupe, Jardim Ipê/Guadalupe, Jardim Izaura/Guadalupe, Curitiba/Jardim Cruzeiro, Posto Paris/Guadalupe, Curitiba/Guatupê, Curitiba/Roseira, Izaura/Guadalupe (via Jardim Ipê), Curitiba/Fazenda Rio Grande, Fazenda/Guadalupe e Araucária/Guadalupe.

Devido a congestionamentos nas vias, muitos ônibus têm contabilizado atrasos na chegada ao destino final. Um exemplo é a linha Jardim Izaura/Guadalupe, que em horário de pico pode levar em média 1h10 para percorrer o trajeto, enquanto em horário fora de pico esse tempo cai para cerca de 45 minutos, período de deslocamento que poderá ser reduzido com a implementação das faixas exclusivas.

Está em estudo a possibilidade de implantação de faixas exclusivas para ônibus nas avenidas Mariano Torres e Nilo Cairo, além da já existente na Rua João Negrão. A implementação dessas faixas pode trazer benefícios significativos, tais como a redução do tempo de viagem dos ônibus e a promoção do uso do transporte público, resultando em uma diminuição do tráfego de veículos particulares e, consequentemente, uma melhoria na fluidez do trânsito na cidade.

A implantação da faixa exclusiva na Avenida João Negrão começou nesta terça-feira (14). Para o presidente da Amep, Gilson Santos, a medida é muito importante para melhorar a qualidade do transporte público. “A valorização do transporte coletivo é urgente e impacta diretamente o dia a dia da população. É menos tempo perdido no trânsito, mais qualidade de vida e economia, razão pela qual destacamos a sensibilidade da Prefeitura de Curitiba nesse importante avanço e conquista para quem usa o ônibus como meio de transporte”, disse.