Em um ano, Estado realiza 80 mil atendimentos nas rodovias do antigo Anel de Integração

Após o fim da concessão dos pedágios, Governo do Paraná preparou investimento de R$ 102 milhões para prestação de socorro aos usuários. O Centro de Operações Integradas faz os atendimentos através do telefone 0800 400 0404, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.
14/03/2023 - 15:30

Em um ano, o Governo do Estado realizou 80 mil atendimentos nas rodovias do antigo Anel de Integração. São serviços como guincho, socorro para panes mecânica e elétrica, problemas com pneus, remoção de veículos e objetos da pista. O atendimento é gratuito, prestado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), através da Operação de Tráfego Rodoviário.

Lançado em março de 2022, o Centro de Operações Integradas (COI) do DER/PR faz os atendimentos através do telefone 0800 400 0404, válido para todas as regiões do Estado, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive em feriados.

Janeiro de 2023 foi o mês que teve o maior número de atendimentos, com 9.112 ocorrências. Em termos de rodovias, a BR-277, que vai de Paranaguá até Foz do Iguaçu, foi a que mais registrou demandas: 41 mil casos de prestação de serviço pelo DER/PR na rodovia federal.

Completam a lista de rodovias mais atendidas a BR-376 (16.139 ocorrências) e BR-369 (7.422), também administradas pelo governo federal. Entre as rodovias estaduais, a PR-151, que cruza o Paraná de Norte a Sul, foi a mais atendida, com 3.443 ocorrências.

INVESTIMENTO – Após o fim da concessão dos pedágios, o Governo do Paraná preparou o investimento de R$ 102 milhões para a prestação de socorro através da Operação de Tráfego Rodoviário. No início do ano passado, o DER/PR estruturou e inaugurou o COI para garantir o amparo aos usuários, atualmente atuando em mais de 2.400 quilômetros. Diariamente, equipes específicas percorrem 100% da malha, três vezes por dia, prestando auxílio e reforçando a sinalização em locais com incidentes, como baixa visibilidade na pista e engarrafamentos.

O DER/PR também disponibiliza caminhões-pipa para apoio ao Corpo de Bombeiros, e veículo-boiadeiro para atendimento a situações envolvendo animais soltos na pista. Já o COI direciona a chamada, caso o atendimento caiba a outros órgãos, como Polícias Rodoviárias, Polícia Civil, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, SAMU, Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Denit) e Instituto Água e Terra (IAT).

Entre março e abril de 2022, o DER/PR passou a atender as rodovias do antigo lote 2 (Viapar), lote 3 (EcoCataratas), lote 4 (Caminhos do Paraná) lote 5 (Rodonorte) e lote 6 (Ecovia). O lote 1 (Econorte) foi incluído apenas em novembro, após o término de um acordo com a concessionária, chegando ao atendimento de 100% da malha pelo governo estadual.

CONSERVAÇÃO – Enquanto o novo programa de concessão de pedágios está em elaboração em conjunto com o governo federal, o Governo do Paraná investe quase R$ 120 milhões em obras de conservação e manutenção das rodovias estaduais que pertenciam ao antigo Anel de Integração. A manutenção e conservação das rodovias federais estão sob responsabilidade do governo federal, através do DNIT.