Exposição inédita de Poty, concerto de domingo e muito mais na programação cultural

Toda sexta-feira, a Agência Estadual de Notícias reúne os principais destaques da programação das instituições culturais do Estado. Entre estreias, novidades e atrações em cartaz, grande parte são opções gratuitas e livres para todos os públicos.
Publicação
21/10/2022 - 10:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Toda sexta-feira, a Agência Estadual de Notícias reúne os principais destaques da programação das instituições culturais do Estado. Entre estreias, novidades e atrações em cartaz, grande parte são opções gratuitas e livres para todos os públicos.

Crianças no Teatro

O Governo do Paraná começa na próxima semana as apresentações do projeto Crianças no Teatro. Os espetáculos serão no Sudoeste do Estado: em Francisco Beltrão, de 26 a 28 de outubro, e Pato Branco, de 31 de outubro a 7 de novembro. O projeto é fruto de uma iniciativa da Secretaria Estadual da Comunicação Social e da Cultura, Superintendência-Geral da Cultura e PalcoParaná, com apoio da Audi do Brasil. O público-alvo é composto de alunos de 6 a 12 anos de escolas públicas. Todas as informações aqui

MON

Poty inédito

O Museu Oscar Niemeyer abre nesta terça-feira (25/10) a aguardada exposição inédita de obras do artista Poty Lazzarotto (1924 – 1998): “Poty, entre dois mundos”. A curadoria é da crítica e professora de artes Maria José Justino e a assistência de curadoria é de Juliane Fuganti. A mostra é um recorte da maior coleção já doada à instituição, com aproximadamente 4,5 mil obras, e inicia no MON um espaço contínuo de exposições desse importante artista.

MON na Escola

A edição de outubro do programa voltado para professores será presencial, na próxima quarta-feira (26/10), das 10h ao meio-dia. Quem conduzirá o bate-papo seguido de oficina será o artista multidisciplinar Washington Silveira. 

Mediação                                                                                                

Na quarta-feira (26/10), às 15h, haverá mediação na exposição “Luz e Espaço”, no 3º andar da Torre do Olho, onde será o ponto de encontro dos participantes. Para informações, ligue para 41-3350-4448 ou escreva para educativo@mon.org.br

Afinidades femininas

O MON inaugura na quinta-feira (27/10) a exposição “Afinidades II – Elas!”, na Sala 3. Com curadoria de Marc Pottier, a mostra reúne dez artistas brasileiras, com a intenção de ser uma celebração da arte feita por mulheres. Cada uma das artistas participantes selecionou obras no acervo do MON, com as quais tem maior afinidade e que mais a inspira e, a partir delas, construiu uma nova narrativa. 

MAC Paraná

Faxinal das Artes, 20 anos depois

Está aberta a exposição “20 anos de Faxinal das Artes: lacunas e processos”, no MAC Paraná. A mostra, de caráter histórico, celebrativo e reflexivo, tem curadoria do pesquisador Jhon Erik Voese. Em 2002, em Faxinal do Céu (distrito do município de Pinhão), aconteceu o “Faxinal das Artes: programa de residência de artistas contemporâneos”. Dentre os objetivos do evento estava produzir obras para o acervo público do Estado e boa parte das obras desenvolvidas pelos artistas foi incorporada à coleção do MAC Paraná, influenciando a identidade deste acervo. Na sala 09 do MON. 

MIS-PR  

Cineclube Cerejeira

Toda última quinta do mês, o Cineclube Cerejeira apresenta uma temática de filmes, com debate após a sessão. No dia 27 de outubro, às 14h30, para discutir o não-gênero Música Visual serão exibidos “Polka Graph”, de Mary Ellen Bute; “Allegretto”, de Oskar Fischinger; “Pixillation”, de Lillian Schwartz, e entre outras obras audiovisuais. O texto referente à sessão deste mês pode ser consultado AQUI.

Quintas musicais

Professores e alunos de música da Unespar levam novamente na quinta-feira (27/10) seu som para a varanda do Museu da Imagem e do Som do Paraná. “Tons Vizinhos: Quintas Musicais” é uma parceria entre o MIS e a Unespar, que promove as apresentações de um projeto de extensão do curso de Música. Os participantes poderão pedir certificado de participação, que contará como validação de horas complementares. As apresentações são gratuitas e acontecem às 18 horas. 

Dia Internacional da Animação

Dia 28 de outubro, a partir das 19h30, o MIS Paraná recebe a programação especial do Dia Internacional da Animação. Na mostra de curtas metragens animados, serão exibidas produções de países estrangeiros e curtas-metragens brasileiros selecionados pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).

"Outubre-se”, última semana

Em cartaz até o dia 30 de outubro, a exposição “Outubre-se de Janeiro a Janeiro” apresenta retratos que representam a luta contra o câncer de mama. Além da mostra imperdível, até o fim do mês o MIS estará funcionando com a coleta de doações para pessoas em tratamento de câncer. A necessidade de doações se concentra em produtos pessoais de higiene, como escova e creme dental, cosméticos hidratantes e principalmente fraldas geriátricas, nos tamanhos G e GG.

Museu Casa Alfredo Andersen

Últimos dias de "Maria Bueno e tantas outras"

Em cartaz até o dia 23/10, além do famoso retrato de Maria Bueno por Alfredo Andersen, participam da exposição os artistas contemporâneos André Malinski (in memoriam), Claudia Lara, Giovana Casagrande, Leila Alberti, Rafael Codognoto e Emerson Persona, com representações artísticas acerca da história desse ícone do imaginário curitibano.

Rettamozo em residência

Rettamozo continua a residência artística de um mês no MCAA. Essa é a oportunidade para estudantes de arte e visitantes do museu presenciarem in loco o trabalho do artista visual e compositor. No ateliê da Academia Alfredo Andersen.

Oficina literária

Todas as sextas no MCAA, das 14h às 16h, arte e literatura se fundem com as oficinas de leitura “Quem conta um conto aumenta um ponto”. Nesta sexta-feira (21/10), a oficina será colaborativa: cada participante é livre para levar e ler um conto, enquanto a mediadora Maria Ângela Marques apresentará um trecho de “O Pagador de Promessas”, celebrando o centenário de Dias Gomes. Já o encontro da próxima semana (28/10) foi suspenso em razão do período das eleições. Para participar, não é necessário leitura prévia ou inscrição. Entrada gratuita.

Museu Paranaense

Na quarta (26/10), o MUPA recebe o Recital do Duo Paraná-Pará, com Bettina Jucksch e Jessé Piñon, e lançamento  e sessão de autógrafos do livro “Princípios de técnica para violino – um sistema de estudo”. O evento começa às 19 horas. 

Centro Cultural Teatro Guaíra

A Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta neste domingo (23/10), às 10h30, no Guairão (Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto). No programa está a Sinfonia nº 5, de Anton Bruckner, compositor com inclinação fortemente religiosa, o que torna o maestro Alexandre Brasolim, violinista da OSP e especialista em arte sacra, ideal para reger o concerto. Classificação etária: 7 anos. Ingressos a R$ 20 e R$ 10 (meia) pelo Ticket Fácil.

Produções externas

Peça teatral "A Tropa", sexta, sábado e domingo (21 e 22/10), às 20h30, e 23, às 19h), no Guairinha. Ingressos no Disk Ingressos.

Show "Bloco na Rua", de Ney Matogrosso, neste sábado (22/10), às 21h, no Guairão. Ingressos no Disk Ingressos.

Show "Vem Cantar Com a Gente", do Palavra Cantada, neste domingo (23/10), às 17h, no Guairão. Ingressos no Ticketfly.

Canal da Música

Neste sábado (22/10), às 9 horas, será realizado no Canal da Música o Festival Infantil de Capoeira, realizado pelo Instituto Tribus. 

Na quinta-feira, às 20 horas, a cantora paulista Monica Salmaso volta a Curitiba para um show em conjunto com seu trio formado pelo pianista Nelson Ayres e o saxofonista Teco Cardoso. A apresentação faz parte das comemorações dos 50 anos do Teatro Paiol. Ingressos: Plataforma Zet

Biblioteca Pública do Paraná

Hora do Conto Especial

Para comemorar o troféu recebido na 6ª edição do Prêmio Baobá — concedido aos principais contadores de histórias do país —, o grupo da BPP apresenta adaptações da obra da poeta Cora Coralina. Nesta sexta-feira (21/10), às 11h e 15h, e sábado (22/11), às 11h, na Seção Infantil.

Femup — Um Dia em Curitiba!

Pela primeira vez, a Biblioteca Pública do Paraná recebe atrações premiadas no tradicional Festival de Música e Poesia de Paranavaí. Neste sábado (22/10), às 10h, no hall térreo.

Histórias com Andrea Zambelli

Encontro mensal com a pedagoga e contadora, que apresenta a história “A Casa Sonolenta”, de Audrey Wood. Neste sábado, às 10h, na Seção Infantil. 

Cine Inclusivo

Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Títulos disponíveis neste mês: “Se Eu Fosse Você” (2006, classificação livre), “Enciclopédia” (2009, classificação livre) e “O Quatrilho” (1995, classificação 12 anos). Agendamento pelo telefone (41) 3221-4985. Sexta (21/10), das 8h30 às 18h, e sábado (22/10), das 8h30 às 13h, na seção Braille. 

ESPAÇOS CULTURAIS

Museu Oscar Niemeyer (MON)

R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

R. Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

R. Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

R. Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo s/n – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Mini Guaíra) – Amintas de Barros s/n – Centro, Curitiba

GALERIA DE IMAGENS