Exposição "Pintura+Docência" integra comemorações da Semana Andersen

Mostra que abre neste sábado, às 10h, ressalta a ambivalência de pintoras e pintores que, além da produção artística, também fizeram da docência sua profissão.
Publicação
03/11/2022 - 17:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Museu Casa Alfredo Andersen abre neste sábado (05), às 10h, a exposição “Pintura+Docência”. A mostra faz parte da comemoração da Semana Andersen 2022, período que celebra o aniversário de nascimento do artista Alfredo Andersen.

Com curadoria de Marcelo Conrado, artista visual e professor da Universidade Federal do Paraná, a mostra é resultado de uma soma de narrativas, que se dão da figuração à abstração, das técnicas empregadas ao hibridismo da pintura na arte contemporânea, do museu à universidade e, principalmente, da pintura à docência.

“Não nos enganemos: para além da expressão ou da espontaneidade, a pintura é um ofício que solicita disciplina, rigor e paciência”, diz Conrado, sobre a importância do repasse de métodos, saberes e técnicas que envolve a docência.

LEGADO – No Paraná, a arte da pintura passa por um endereço: o Museu Casa Alfredo Andersen, seja pelo legado de seu patrono, pelo espaço expositivo que ao longo de décadas vem recebendo exposições, seja ainda pela Academia Andersen, ateliê anexo ao museu onde são ofertadas oficinas de pintura, dentre outros cursos.

Em um espaço onde o museu é indissociável ao ateliê, essa exposição ressalta a ambivalência de pintoras e pintores que, além da produção artística, também fizeram da docência sua profissão. A mostra reúne artistas que colocam a pintura no grau da hereditariedade, contribuindo na formação de gerações de artistas.

“Nada é mais significativo para o nosso espaço, visto que Andersen é o ‘professor dos professores’ e carrega no nome a herança cultural paranaense na pintura”, afirma o diretor Luiz Vidal.

A exposição reúne obras das professoras-pintoras Dulce Osinski, Juliane Fuganti, Mazé Mendes, Rossana Guimarães e Teca Sandrini, e dos professores-pintores Alfredo Andersen, Fernando Calderari, João Osório Brzezinski, Ricardo Carneiro e Ronald Simon. Muitos dos nomes que participam dessa mostra também apresentam, ao longo de suas trajetórias, incursões pelo desenho, gravura ou fotografia, mas sempre retornando para o campo da pintura.

EDUCATIVO – Pensando na experiência educativa por meio da exposição "Pintura+Docência", o Museu Casa Alfredo Andersen promove a visita mediada com o tema ”Andersen Artista Educador'', que pode ser direcionada a diferentes instituições. Para maiores informações e agendamentos, o contato pode ser feito pelo telefone (41) 3222-8262.

Serviço:

Museu Casa Alfredo Andersen

Endereço: R. Mateus Leme, 336 Centro – Curitiba

Terça a domingo, das 10h às 17 horas

Entrada gratuita

Telefone: (41) 3222-8262

GALERIA DE IMAGENS