Crianças no Teatro supera expectativas em Francisco Beltrão; projeto está em Pato Branco

O projeto tem como objetivo promover o acesso descentralizado à cultura e estimular a formação de plateias em todo o Estado. O espetáculo desta primeira fase é “A Princesa Cansada e o Animal Bocejante”, de Neumar Michaliszyn.
Publicação
03/11/2022 - 14:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Quase 8 mil crianças da região de Francisco Beltrão, no Sudoeste, participaram das atividades do projeto Crianças no Teatro, entre os dias 26 e 28 de outubro. Fruto da iniciativa da Secretaria estadual da Comunicação Social e da Cultura, Superintendência-Geral da Cultura e PalcoParaná, com apoio da Audi do Brasil, o projeto permanece até segunda-feira (07) em Pato Branco (Sudoeste), onde atenderá um público de 6 a 12 anos de escolas públicas de várias cidades da região.

O projeto tem como objetivo promover o acesso descentralizado à cultura e estimular a formação de plateias em todo o Estado. O espetáculo desta primeira fase é “A Princesa Cansada e o Animal Bocejante”, de Neumar Michaliszyn, com produção da Carnívora Cia. de Teatro em colaboração com a Parnaxx. A comédia é inspirada no conto “Eros e Psique”, de Fernando Pessoa.

“Esta primeira fase está sendo espetacular. Na região de Francisco Beltrão tivemos um público superior ao esperado. Em Pato Branco, houve algumas intercorrências por causa do bloqueio das rodovias, porém, ainda assim o público está respondendo muito positivamente”, conta Laura Haddad, diretora artística do PalcoParaná.

Além das cidades-sede, o objetivo do programa é atender as crianças de municípios vizinhos. Bom Sucesso do Sul, Vitorino, Mariópolis e Clevelândia, na região de Pato Branco, também participam das atividades em curso. No Teatro Unisep, 7.885 crianças das cidades de Pato Branco, Nova Esperança do Sudoeste, Manfrinópolis, Itapejara D’Oeste e Verê assistiram ao espetáculo.

A peça “A Princesa Cansada e o Animal Bocejante” faz um contraponto aos personagens da literatura clássica, apresentando uma princesa que se encontra com um animal bocejante que se torna seu amigo. Interativa, leve e com brincadeiras, a encenação ultrapassa o espaço “palco e plateia”, propondo uma sinergia entre atores e espectadores. O espetáculo foi extremamente bem recebido pela plateia de pequenos estudantes.

PROJETO – Anunciado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em junho deste ano, em um grande evento no Teatro Guaíra, o projeto é inédito nesse formato no Paraná. “Eu tenho uma memória afetiva do teatro. Eu fui a alguns espetáculos levado pela escola pública onde estudei na infância. E lembro até hoje. Por isso, pedi um projeto para darmos vida aos teatros e colocar o máximo de crianças de escolas públicas para participar desses eventos. E ele acontece do mesmo jeito do Cinema na Praça, com diversão gratuita para as pessoas”, afirma Ratinho Junior.

Para a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, esse é um projeto que está totalmente alinhado à política pública desta gestão, que tem descentralizado as ações da cultura em diversos âmbitos, como foi feito com o Balé Teatro Guaíra ou a Orquestra Sinfônica do Paraná. “Por isso, teve a chancela e a participação ativa do governador desde o início”, completa.

O projeto tem como objetivo, além de descentralizar as ações culturais que ficam concentradas nos grandes centros, trabalhar propostas pedagógicas de mediação cultural para que crianças tenham acesso à arte por meio de outras possibilidades sensoriais estimuladas. “A ideia é promover uma recepção cultural com os alunos e os educadores dentro dos espaços nas cidades. Vamos abordar questões que vão despertar outras formas de arte e educação”, diz Carol Scabora, coordenadora cultural e de produção dos espetáculos.

Além da recepção cultural e da apresentação da peça, os alunos e os educadores são convidados para uma conversa mediada ao fim do espetáculo, como forma de compreensão e reconhecimento do espaço artístico. Os educadores terão acesso a uma “Cartilha Educacional Digital”, por meio de QR Code, com jogos teatrais – um excelente recurso didático coletivo e reflexivo – para serem utilizados em salas de aula e como ferramenta de jogos lúdicos e de brincadeiras improvisatórias que são usadas na preparação teatral e artística.

O projeto Crianças no Teatro totalizará 132 apresentações na primeira edição. Estão previstas agendas, a partir de 2023, após a rodada no Sudoeste, em Maringá, Umuarama, Londrina, Cornélio Procópio, Cascavel, Foz do Iguaçu, Assis Chateaubriand, entre outros municípios.

Serviço:

A Princesa Cansada e o Animal Bocejante

Pato Branco, até 7 de novembro, às 10h e às 15h

Anfiteatro da UTFPR – Via do Conhecimento s/n – KM 01

Há uma sessão com acessibilidade para estudantes surdos e com dificuldades auditivas, com a participação de intérprete de Libras.

FICHA TÉCNICA:

A Princesa Cansada e o Animal Bocejante

Carnívora Cia. de Teatro

Dramaturgia: Neumar Michaliszyn

Atores: Carol Scabora e Ike Rocha

Criação de Sonoplastia: Jackson Totsk

Operação: Bruno Matteuzzo

Operação de Luz: Vitor Vinicius

Figurinos: Ike Rocha e Juraci Carneiro

Cenário: Deodato Araújo

Maquiagem: Lirani Duarte.

GALERIA DE IMAGENS