Exemplo de empregabilidade do Paraná leva técnicas a evento sobre o tema na França

Encontro promovido pela Agência Francesa de Trabalho Pôle Emploi tem como objetivo a troca de experiência. O Paraná foi escolhido devido ao desempenho em colocação de profissionais no mercado de trabalho, via Agências do Trabalhador.
Publicação
27/03/2023 - 17:50

Confira o áudio desta notícia

O desempenho do Paraná na colocação de trabalhadores no mercado via Agências do Trabalhador é destaque técnico em evento que acontece em Paris, a partir desta segunda-feira ( 27), e que segue até 4 de abril. Referência nesta área no Brasil, o Estado foi um dos selecionados para uma parceria com a Agência Francesa de Trabalho Pôle Emploi – entidade que desempenha serviços semelhantes às Agências do Trabalhador e que promove o encontro na França.

A Secretaria estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, por meio das diretoras de Fomento, Adriana Kampa, e de Renda, Suellen Glinski, representa o Paraná em missão técnica no evento, que tem como objetivo a troca de experiência sobre metodologia de empregabilidade com a agência francesa. O estado de Roraima também participa do encontro.

O Paraná ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de colocação de trabalhadores através da Rede Sine (Sistema Nacional de Emprego). Em 2022, foram 122.083 pessoas encaixadas em vagas de emprego. Com isso, o Estado teve sua metodologia selecionada pela agência francesa para a formalização de parceria.

"Foi uma seleção concorrida. Porém, com o excelente desempenho do Paraná na colocação de trabalhadores, a escolha pela experiência aplicada no Estado teve grande influência sobre a decisão da agência francesa", afirmou Adriana Kampa. 

"O Paraná empregou, através das Agências do Trabalhador e postos avançados de atendimento, um número muito relevante de profissionais, acima até mesmo de estados muito mais populosos, como São Paulo, que encerrou o ano de 2022 com 34.566 colocações via Rede Sine", destacou Mauro Moraes, secretário do Trabalho, Qualificação e Renda. 

Ele acrescentou, ainda, que a participação do Paraná no evento em Paris reforça aspectos importantes da parceria, como a melhora do sistema de tecnologia para atendimento ao trabalhador e o tratamento de dados e relatórios sobre a intermediação de vagas.

A França possui 10 mil agências do trabalhador que funcionam em parceria com a iniciativa privada, semelhante ao modelo utilizado no Brasil. "O Paraná possui 216 Agências do Trabalhador e 83 postos de atendimento, sendo a maior estrutura do País. Temos uma experiência bem sucedida para trocar com a agência francesa em termos de intermediação de mão de obra e também de tratamento de dados", afirmou Moraes. 

EIXOS – Em janeiro, uma comitiva técnica da Agência Francesa de Desenvolvimento, junto com representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, estiveram no Paraná, quando foi formalizada a parceria. A cooperação tem como base três eixos norteadores.

O primeiro é o fornecimento de apoio técnico para sistematização de boas práticas na intermediação de mão de obra; o segundo diz respeito às parcerias, tanto públicas quanto privadas, para ampliar as vagas de emprego e a qualificação de profissionais; e o terceiro envolve a administração da oferta de serviços, ou seja, o aprimoramento de estratégias para personalizar o atendimento de candidatos a vagas de emprego. 

Além disso, o Paraná foi escolhido pela Agência Francesa para um projeto-piloto que garante, aproximadamente, R$ 7 milhões em investimento no sistema de tecnologia para atendimento ao trabalhador e também para a geração de dados e relatórios sobre a intermediação de vagas. 

GALERIA DE IMAGENS