Rede Sine do Paraná registra aumento de 28% nas contratações em fevereiro

15/03/2023 - 08:50

A Rede Sine estadual encerrou o mês de fevereiro deste ano com 11.152 empregos formais, um crescimento de 28,35% em comparação com o mês anterior, quando as Agências do Trabalhador do Paraná colocaram 8.689 pessoas no mercado formal. No comparativo com fevereiro de 2022, o crescimento foi de 2,18%, com as 10.914 colocações registradas no mesmo período do ano passado. Esse indicador difere do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) porque engloba apenas as contratações, não o saldo.

São destaque na lista de regionais Curitiba (1.706), Toledo (1.299), Francisco Beltrão (1.118), Pato Branco (805) e Cascavel (767). Todas as 22 regionais registraram crescimento em relação a janeiro no número de carteiras assiandas, variando de 30% em Toledo a 2% em União da Vitória.

As regionais que mais encaminharam trabalhadores para entrevistas de empregos por intermédio da Agência do Trabalhador foram Curitiba, com 13.070; Toledo, com 5.519; Cianorte, 3.956; Francisco Beltrão, 3.451; e Umuarama, com 3.075. Foram ao todo, em fevereiro, 54.254 encaminhamentos.

As cinco cidades que mais empregaram via Rede Sine em termos absolutos foram Francisco Beltrão, Cascavel, Curitiba, São José dos Pinhais, Toledo, Cianorte, Guaíra, Marechal Cândido Rondon e Pato Branco. Em termos de crescimento percentual, o top 5 é composto por Alto Piquiri, Ouro Verde do Oeste, Barracão, Matelândia e São Jorge do Ivaí.

De acordo com o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, o volume de colocações por intermediação da mão de obra feita pelas Agências do Trabalhador e postos de atendimento deve apresentar percentuais de empregabilidade ainda maiores no mês de março.

"Estamos em uma crescente constante, ampliando o números de vagas ofertadas e também de trabalhadores encaixados no mercado de trabalho, fruto do empenho de nossos agentes Sine em promover mutirões de emprego e ações de empregabilidade em todas as regionais do trabalho", disse.

Moraes ressalta ainda que os resultados apresentados nos últimos meses são fruto de uma meta estabelecida pela Secretaria para o atendimento em toda a estrutura da rede Sine estadual.

"É muito importante que a oferta de emprego através das agências do Trabalhador e postos de atendimento tenham ampla divulgação e que os trabalhadores tenham acesso a elas através de mutirões e demais ações de empregabilidade", afirmou. O objetivo, segundo ele, é a realização de uma força-tarefa contínua para o preenchimento de vagas e análise de currículos e oportunidades.

Em Curitiba, por exemplo, o ônibus itinerante do Emprega Mais Paraná oferece serviços de intermediação de mão de obra e cadastramento de candidatos para oportunidades futuras de emprego nos dias 14, 20 e 21 de março, durante evento promovido pelo Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro, no Capão da Imbuia.

Confira as tabela por  Regionais  e  Agências .