Estudantes de Cornélio Procópio arrecadam donativos e entregam a famílias de Bandeirantes

Um grupo de 40 estudantes do Colégio Estadual Cívico-Militar André Seugling, de Cornélio Procópio, liderou nos últimos dias uma ação solidária para ajudar as mais de duas centenas de famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o município de Bandeirantes nos últimos dois domingos, dias 5 e 12 deste mês.
Publicação
15/03/2023 - 11:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Um grupo de 40 estudantes do Colégio Estadual Cívico-Militar André Seugling, de Cornélio Procópio, liderou nos últimos dias uma ação solidária para ajudar as mais de duas centenas de famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o município de Bandeirantes (vizinho de Cornélio Procópio), nos últimos dois domingos, dias 5 e 12 deste mês. No dia 5, o volume expressivo de água chegou a causar o transbordamento de uma barragem na zona rural e uma tromba d’água no Rio Ribeirão das Antas, que acabou inundando a área urbana da cidade. 

Sob o comando do diretor cívico-militar da instituição, 2º tenente Haroldo César da Silva, os estudantes mobilizaram toda a comunidade escolar (funcionários, professores, alunos e pais) para arrecadar alimentos e itens de limpeza aos afetados. “Ao longo de três dias, eles também ficaram algumas horas depois das aulas voluntariamente na entrada de supermercados solicitando doações aos clientes para essas mais de 250 famílias que estão precisando. Foi muito gratificante ver toda a comunidade envolvida”, diz.

Ao todo, 189 cestas básicas com quase duas toneladas de alimentos, 50 kits de limpeza e higiene pessoal e roupas foram entregues nesta terça (14) para representantes da prefeitura de Bandeirantes em uma paróquia do município que concentra as doações.

Os estudantes envolvidos diretamente na campanha fazem parte do GBR (Grupo de Busca e Resgate), projeto do colégio que envolve os alunos junto a profissionais da escola na realização de busca ativa de crianças e adolescentes que não estão frequentando regularmente a escola. Além disso, eles também participam de cursos como de primeiros socorros, natação utilitária (sobrevivência) e prevenção do uso de drogas, em parceria com o 18º Batalhão de Polícia Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e MPPR.

Para fazer parte do grupo, os estudantes precisam ter boa frequência, bom rendimento escolar e uso das plataformas educacionais da Secretaria de Estado da Educação, como a Redação e o Inglês Paraná.

AÇÕES EM BANDEIRANTES – No último dia 10, o Governo do Estado decretou situação de emergência em Bandeirantes por conta das fortes chuvas, o que permite o apoio do Estado ao município atingido. A administração também enviou vários donativos e a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil montou uma força-tarefa para acompanhar a situação.

GALERIA DE IMAGENS