Estado libera R$ 12 milhões para pavimentação de vias rurais em São José dos Pinhais

Recursos liberados por meio da Secretaria das Cidades serão utilizados em 3,1 quilômetros de extensão da Estrada da Roseira e em 2,5 quilômetros da Rua José Zanqueta Filho, na Cachoeira de São José. Anúncio foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.
12/12/2023 - 12:20

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta terça-feira (12) a liberação de R$ 12 milhões para a pavimentação de duas importantes vias de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Os recursos são financiados pela Secretaria de Estado das Cidades e serão utilizados para melhoria da estrutura da Estrada da Roseira, na região da Borda do Campo, e da Rua Zancheta Filho, na Cachoeira de São José.

“Este convênio de praticamente R$ 12 milhões vai beneficiar especialmente a Borda do Campo, que é uma região que cresceu muito em São José dos Pinhais, além de outros moradores que transitam pelas áreas rurais do município diariamente”, afirmou Ratinho Junior durante o anúncio, feito ao lado da prefeita Nina Singer.

“Este é mais um investimento, que soma a outros feitos em São José dos Pinhais, como o Viaduto do Bradesco, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e o novo terminal de ônibus metropolitano Afonso Pena”, acrescentou o governador.

O trecho a ser pavimentado na Estrada da Roseira terá cerca de 3,1 quilômetros, iniciando a partir da Rua Manoel Pires Cordeiro. A intenção da Prefeitura é estabelecer novos convênios com o Governo do Estado assim que a obra seja concluída para pavimentar todos os trechos da estrada.

“Vamos dividir essa obra em três etapas, totalizando nove quilômetros de pavimento, começando com o trecho que liga a Borda do Campo, onde já residem quase 40 mil pessoas, ao Pinheiro Seco, que é uma área mais rural”, disse a prefeita.

No caso da Rua José Zancheta Filho, serão 2,5 quilômetros de novos pavimentos instalados a partir do cruzamento com a Rua Benjamim Negosek. A região é repleta de chácaras, que serão beneficiadas com o maior fluxo de turistas, e de famílias de pequenos agricultores, que terão mais facilidade para o transporte da produção.

Segundo a prefeita, as obras das estradas eram aguardadas pela população de ambas as regiões há muitos anos. “São intervenções que vão dar mobilidade para os nossos agricultores, mas a nossa intenção também é promover o desenvolvimento econômico da região estimulando o turismo rural em São José dos Pinhais”, explicou.

APOIO TÉCNICO – De acordo com a superintendente executiva do Paranacidade, Camila Mileke Scucato, o órgão, que atua como agente técnico-operacional da Secretaria de Estado das Cidades, dá suporte técnico e jurídico aos municípios durante todas as etapas do processo. “O Paranacidade conta com engenheiros e advogados para fazer toda a análise técnica dos projetos, das licitações, além do acompanhamento e supervisão das obras”, disse.

“Na última semana, batemos a meta de R$ 1 bilhão em recursos do Tesouro e repassados pela Assembleia Legislativa (Alep) e que foram efetivamente direcionados aos municípios para obras e equipamentos públicos, beneficiando a população das cidades, que é o objetivo de existência do órgão”, acrescentou a superintende do Paranacidade.

PRESENÇAS – Além do governador e da prefeita, os deputados estaduais Thiago Bührer e Samuel Dantas também participaram do anúncio.