Asfalto Novo, Vida Nova: governador libera mais R$ 17,1 milhões para quatro municípios

Foram contemplados Adrianópolis, Itaguajé, Lobato e Bom Jesus do Sul. Até o momento, 162 municípios tiveram os projetos de pavimentação autorizados ou contratados, sendo que 16 deles já iniciaram as obras.
12/12/2023 - 11:50

Mais quatro municípios paranaenses garantiram recursos para pavimentar 100% das vias urbanas e modernizar a iluminação pública com a instalação de lâmpadas de LED. O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta terça-feira (12) os contratos do programa Asfalto Novo, Vida Nova com os municípios de Adrianópolis, Itaguajé, Lobato e Bom Jesus do Sul. O Governo do Estado vai destinar R$ 17,1 milhões para as obras, que junto com as contrapartidas municipais somam R$ 17,4 milhões em investimentos.

Lançado em abril, a primeira etapa do programa, que conta com apoio da Assembleia Legislativa, contempla 160 municípios paranaenses com até 7 mil habitantes. Em novembro, Ratinho Junior lançou a segunda etapa, que envolve investimento de R$ 132 milhões e vai contemplar 38 municípios, de 7 mil a 12 mil habitantes, para que cheguem a 100% de pavimentação nas vias urbanas, além da iluminação de LED, que é mais eficiente e econômica. Após essa fase, outros 43 municípios vão receber recursos do programa.

“É o maior programa de pavimentação urbana do Brasil. Estamos asfaltando 100% da malha de 200 cidades de pequeno porte do Paraná, ou seja, a metade dos municípios do Estado”, destacou o governador. “Estamos levando galeria, calçada, iluminação de LED e pavimentação para acabar com a poeira e com a lama da frente da casa das pessoas”.

Até o momento, 162 municípios tiveram os projetos de pavimentação autorizados ou contratados, sendo que 16 deles já iniciaram as obras. Já na parte de iluminação pública, são 114 cidades beneficiadas.

Os montantes são executados na modalidade transferência voluntária, na qual os municípios não precisam devolver o dinheiro ao Estado. Os recursos são liberados pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid), com a análise de projetos feita pelo Paranacidade. O projeto inclui, também, a construção de galerias pluviais, calçadas com acessibilidade e paisagismo.

A superintendente do Paranacidade, Camila Mileke Scucato, explicou que, para ter acesso aos recursos,  os municípios precisam cumprir alguns requisitos e devem contar com o Plano Diretor, os mapas de pavimentação e iluminação atualizados, entre outras questões.

“É importante ter essa documentação atualizada para que possamos analisar os projetos e liberar rapidamente esses recursos. Praticamente todos os municípios da primeira etapa já foram contemplados, e agora aguardamos a adesão das demais prefeituras para agilizar a liberação da segunda etapa”, disse.

MUNICÍPIOS – Com uma população de 6,2 mil habitantes, a cidade de Adrianópolis, na Região Metropolitana de Curitiba, vai receber R$ 4,1 milhões para asfaltar ruas dos bairros Capelinha, Vila Mota e Porto Novo. Deste valor, R$ 704 mil são para substituir a iluminação de ruas do Centro da cidade.

“É um grande investimento do Governo do Paraná, que vai ajudar muito a nossa população, principalmente aqueles moradores que sonhavam em ter uma rua urbanizada, pavimentada e que hoje vai conseguir”, afirmou o prefeito Vandir de Oliveira Rosa. “Ainda precisamos de mais investimentos para chegar a 100% das ruas asfaltadas, mas com esse valor vamos conseguir avançar bem com as obras”.

Em Itaguajé, na região Noroeste, o recurso de R$ 5,2 milhões vai levar pavimentação e iluminação de LED a 100% da malha urbana. “É um momento histórico para a nossa cidade, que agora vai ter todas as suas ruas pavimentadas. A maior parte delas está na área central, mas o investimento também vai atender outras regiões, como o Jardim das Flores e o Conjunto Pedro Nicoletti”, explicou o prefeito Junior Noleto.

Quem também terá o município todo asfaltado e com iluminação mais moderna é Lobato, no Noroeste. O investimento chega a R$ 5,8 milhões, incluindo uma contrapartida de R$ 106,4 mil da prefeitura. “É o maior recurso que Lobato já recebeu do Governo do Estado, que permite executar um projeto completo de infraestrutura para melhorar e trazer mais qualidade de vida para os nossos cidadãos”, disse o prefeito Fábio Chicaroli.

“Vamos fechar toda a malha que estava pendente de pavimentação, melhorar a drenagem das águas pluviais e o escoamento da água da chuva e melhorar a segurança com a iluminação de LED, trocando todas as lâmpadas comuns, que clareiam menos, para aquelas que iluminam mais e geram mais economia na conta de energia. Também teremos calçadas com acessibilidade para melhorar a mobilidade das pessoas com deficiência”, destacou.

Para Bom Jesus do Sul, no Sudoeste, foram destinados R$ 2,2 milhões, sendo R$ 148 mil de contrapartida do município. “Com a ampliação da malha urbana, ainda faltava asfaltar algumas ruas de terra que dão acesso aos galpões industriais e a outras regiões da cidade. Por isso esse programa é excelente, porque ele ajuda os pequenos municípios, elimina o barro e a poeira da frente das casas e traz condições mais dignas às pessoas”, ressaltou o prefeito Hélio Surdi.

PRESENÇAS – Também acompanharam o repasse dos recursos os deputados estaduais Alexandre Curi, Matheus Vermelho, Soldado Adriano José, Tiago Amaral, Denian Couto e Wilmar Reichembach.