Estado e PUCPR  se unem para desenvolver soluções inovadoras às demandas da população

Em parceria inédita, Celepar e Hotmilk lançam laboratório de inovação nesta quinta-feira (11), em Curitiba. É a primeira iniciativa do País que conecta uma empresa pública de tecnologia com uma aceleradora do setor acadêmico.
Publicação
09/11/2021 - 12:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado, por meio da Celepar, e a Hotmilk, aceleradora de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), assinam nesta quinta-feira (11) uma parceria inédita para o programa de inovação aberta. A iniciativa entre a Celepar e a PUCPR abre oportunidade de inovação e a geração de conhecimentos e tecnologias, além do desenvolvimento de soluções alinhadas às demandas sociais e econômicas do Paraná.

O presidente da Celepar, Leandro Moura, afirma que a missão recebida pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior é de transformar o Paraná no Estado mais inovador do País. “Essa iniciativa mostra que estamos no caminho da inovação ao conectarmos pela primeira vez no País uma empresa pública de tecnologia com uma aceleradora do setor acadêmico. Assim, traremos mais velocidade a soluções que facilitem a vida do cidadão”, disse.

“Para pensarmos em novas formas de atender as demandas da sociedade é importante conectar nossas experiências. Essa parceria com a Hotmilk nos permitirá tirar ideias do papel e trazê-las para a vida, aumentando a gama de serviços ofertados ao cidadão”, afirmou Moura.

“Entraremos com todo o nosso conhecimento e expertise em programas de inovação aberta para apoiar a Celepar e o Governo do Paraná para que eles tragam, cada vez mais, soluções inovadoras para os desafios dos órgãos públicos, com foco nos paranaenses”, explicou Fernando Luciano Bittencourt, diretor da Hotmilk.

STARTUPS Por intermédio desta parceria, as empresas vão identificar os principais desafios do governo no atendimento às demandas da população e, posteriormente, envolver as startups do ecossistema paranaense de inovação para propor soluções aos desafios mapeados.

O programa terá a duração de 13 meses e, além das conexões, oferece mentorias com especialistas de diversas áreas para que startups desenvolvam soluções na área da transformação digital e inovações para os órgãos estaduais com foco em aprimorar a qualidade dos serviços do governo.  

O projeto conta com um espaço no Tecnoparque/Hotmilk, localizado no campus de Curitiba da PUCPR, a fim de incorporar iniciativas da universidade e do poder público para trazer benefícios à sociedade.

HOTMILK – Ecossistema de Inovação da PUCPR, a Hotmilk trabalha em diferentes frentes: pesquisa, desenvolvimento e inovação; inovação aberta; aceleradora e incubadora; educação e empreendedorismo. Com uma estrutura de mais de 300 laboratórios e 2,4 mil pesquisadores, a iniciativa engloba desde a produção de conhecimento científico e tecnológico até o desenvolvimento de pesquisas em diversos estágios para o setor produtivo, mediante projetos e parcerias estratégicas entre a PUCPR e grandes empresas.

Possui mais de 200 startups aceleradas e 30 incubadas. Conectou cerca de 1.500 startups a grandes empresas através dos programas de inovação aberta, intermediando em torno de 200 negócios. Além disso, possui um hub de inovação com aproximadamente 30 startups conectadas e uma estrutura física de 11 mil metros quadrados para a incubação de empresas com base tecnológica e inovadoras.

Serviço

Data: quinta-feira, 11 de novembro
Horário: 11 horas
Local: Hotmilk, no Tecnoparque da PUCPR - Rua Imaculada Conceição 1430, Prado Velho - Curitiba

GALERIA DE IMAGENS