Estado contrata empresas para executar melhorias em 922 km de rodovias de três regiões do Paraná

Investimento será de R$ 94,1 milhões para atender 50 municípios das regiões Norte, Norte Pioneiro e Vale do Ivaí, beneficiando mais de 850 mil habitantes e o tráfego de longa distância.
11/10/2022 - 14:40

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou esta semana editais para contratar a conservação de 922,14 quilômetros de rodovias estaduais das regiões Norte, Norte Pioneiro e Vale do Ivaí. Serão atendidos aproximadamente 850 mil habitantes, em 50 municípios. O investimento estimado é de R$ 94.164.935,42.

“Estamos garantindo a conservação das rodovias do Paraná, de modo contínuo, pelos próximos anos. Vamos investir centenas de milhões de reais em serviços que garantam a segurança e conforto dos usuários, beneficiando toda a população paranaense e o transporte de carga que cruza o Estado”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti.

“Juntamente com as grandes obras que estamos executando em todas as regiões, temos uma das malhas rodoviárias que mais recebe investimentos em todo o País”, complementa.

As licitações preveem a execução de serviços como reperfilagem, microrrevestimento, remendos profundos e superficiais, selagem de trinca, melhorias no sistema de drenagem e na sinalização horizontal, entre outros, nas rodovias administradas pela Superintendência Regional Norte do DER/PR. O prazo de execução é de 365 dias, após assinatura dos contratos e emissão de ordem de serviço.

EDITAL – As empresas interessadas devem protocolar suas propostas e documentos de habilitação no DER/PR até o dia 3 de novembro. No dia seguinte, 4 de novembro, a partir das 14 horas, e com intervalo de uma hora entre cada licitação, serão realizadas as sessões de abertura de envelopes com propostas de preços dos lotes, em auditório do DER/PR em Curitiba, com transmissão ao vivo pela internet (AQUI).

Essas propostas serão analisadas por comissão de julgamento, que publicará em diário oficial e no portal Compras Paraná uma classificação, já convocando as participantes para a sessão de abertura dos envelopes com documentos de habilitação.

Esta licitação acontece na modalidade Concorrência Pública, em que a vencedora é definida pela proposta de preço mais vantajosa para a administração pública, e por ter toda sua documentação habilitada.

São três editais, com as nomenclaturas A, B e C, conforme a divisão das regionais no programa de conservação de pavimento Proconserva do DER/PR.

“O Proconserva é a mais recente iniciativa do DER para atender as rodovias paranaenses, se juntando ao nosso Programa de Segurança Viária, o Proseg, e ao programa de conservação das rodovias estaduais do Anel de Integração, o Integra Paraná. Já temos alguns contratos em andamento e licitações na praça em todo o Estado, algumas em análise para contratação, outras com abertura de propostas marcada”, explica o diretor-geral do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes. “Será um investimento recorde para cuidar de nossas rodovias”.

Confira os detalhes dos lotes:

Lote A Norte

Extensão: 263,37 km

Orçamento estimado: R$ 19.867.710,95

Rodovias: PR-160, PR-431, PR-436, PR-439, PR-517, PR-518 e PR-519

Municípios: Abatiá, Andirá, Bandeirantes, Cambará, Cornélio Procópio, Itambaracá, Jacarezinho, Jundiaí do Sul, Leópolis, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Amélia, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina e Sertaneja

Lote B Norte

Extensão: 294,93 km

Orçamento estimado: R$ 26.435.579,34

Rodovias: PR-090, PR-151, PR-218, PRC-272, PR-424, PR-435, PR-852 e PR-963

Municípios: Carlópolis, Congonhinhas, Conselheiro Mairinck, Curiúva, Guapirama, Ibaiti, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Quatiguá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Salto do Itararé, São Jerônimo da Serra, Sapopema, Siqueira Campos e Tomazina

Lote C Norte