Governo vai executar obras de melhorias em 46 pontes, pontilhões e viadutos

Ao todo, cinco empresas enviaram propostas para quatro licitações diferentes que irão recuperar obras de arte especiais na RMC, Litoral e Sul e Sudoeste do Paraná. As licitações preveem serviços de reparo das estruturas de concreto, instalação de dispositivos de drenagem, recuperação e instalação de dispositivos de segurança, entre outros.
10/10/2022 - 10:40

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) abriu os envelopes de preços de quatro licitações de conservação e manutenção para 46 obras de arte especiais (pontes, viadutos e passarelas) de rodovias de sua Superintendência Regional Leste. A localização de cada obra de arte especial pode ser verificada neste mapa.

Serão realizadas obras na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Litoral, Sudoeste e Sul, sendo a maioria dos serviços para recuperação e reparos de pontes e pontilhões. O Governo do Paraná prevê um investimento aproximado de R$ 14 milhões após o envio das propostas, valor cerca de R$ 5 milhões mais baixo do que estimado no início do processo.

A comissão de julgamento do DER/PR está analisando as propostas e conferindo a documentação protocolada. Será declarada vencedora a participante que esteja habilitada, que tenha cumprido todos os requisitos exigidos e tenha a proposta de preço mais vantajosa para a administração pública. O resultado será publicado no Diário Oficial e no portal Compras Paraná.

As licitações preveem serviços de reparo das estruturas de concreto, instalação de dispositivos de drenagem, recuperação e instalação de dispositivos de segurança como defensas metálicas, melhorias no pavimento, reforço na sinalização horizontal e vertical, roçada da vegetação, poda de árvores próximas ao tabuleiro, entre outros.

Veja os detalhes de cada licitação:

Concorrência Pública 47/2022

22 obras de arte especiais (OAEs) localizadas entre a Serra da Graciosa e Guaraqueçaba, no Litoral.

Propostas:

R$ 3.684.381,51 (Legnet Engenharia Ltda)

R$ 3.374.279,39 (Zuli Construtora de Obras Ltda)

Localização:

PR-340: Ponte Rio Capivari, Ponte Rio Xaxim, Ponte Rio Xaxim, dois pontilhões do Rio da Areia, Ponte Rio Cacatu

PR-405: Ponte Rio Trancado, Ponte Rio Acungui, Ponte Rio Moratinho

PR-408: Ponte Rio Marumbi

PR-410: Passarela Rio Mãe Catira, Ponte Rio São João, Ponte Rio Ipiranguinha, Ponte Rio Sapitanduva, Ponte Rio do Salto, Ponte Rio Mãe Catira, Viaduto Nova Graciosa

PR-411: Pontilhão Rio Pitangui, três pontilhões do Rio Arroio, Ponte Rio Macaquinho

Prazo de execução da obra: 270 dias (nove meses) corridos.

Concorrência Pública 48/2022

Seis obras de arte especiais localizadas em Paranaguá, Pontal do Sul, Matinhos e Guaratuba.

Propostas:

R$ 1.123.385,45 (CH Engenharia Civil Ltda)

R$ 1.1240.320, 11 (Hellman Construtora de Obras Ltda)

Localização:

PR-412: Ponte sobre Rio Praia, Ponte sobre o Rio Prainha, Ponte sobre o Rio Matinhos, Ponte sobre o Rio Canal do DNOS

PR-808: Ponte sobre o Rio Sai-Guaçu

PR-407: Passarela km 3,39, em Paranaguá

Prazo de execução da obra: 90 dias (três meses) corridos.

Concorrência Pública 49/2022

Nove obras de arte especiais localizadas na Região Metropolitana de Curitiba.

Propostas:

R$ 1.931.301,71 (CH Engenharia Civil Ltda)

R$ 1.933.596,55 (Legnet Engenharia Ltda)

R$ 1.942.184,55 (Hellman Construtora de Obras Ltda)

PR-092: Ponte Rio Piedade

PR-418: Viaduto R. Francisco Kruger, Viaduto R. Newton Laporte, Viaduto R. Brasílio Cuman

PR-423: Ponte Rio Verde

PR-506: Ponte Rio Curralzinho

PR-509: Viaduto R. Pedro Teixeira Alves

PR-510: Viaduto Ferrovia

PR-802: Pontilhão Rio Canguiri

Prazo de execução da obra: 150 dias (cinco meses) corridos.

Concorrência Pública 50/2022

Nove obras de arte especiais localizadas na região do Escritório Regional Médio Iguaçu (União da Vitória, Bituruna e Palmas).

Propostas:

R$ 7.854.533,60 (Legnet Engenharia Ltda)

R$ 7.838.631,85 (Engemass Engenharia e Construção Eireli)

PRC-280: Ponte Rio da Areia, Viaduto Av. Bento Munhoz de Rocha Neto

PR-446: Ponte Rio Jangada, Ponte Rio Empoçado, Ponte Rio Jararaca, Ponte e Passarela Rio Espingarda

PRC-476: Ponte Manoel Ribas - Rio Iguaçu

PR-835: Ponte Domício Scaramella - Rio Iguaçu

PR-836: Ponte Rio Vermelho

Prazo de execução da obra: 270 dias (nove meses) corridos.