Estado ativa mais 18 leitos de enfermaria Covid-19 em Matelândia e Tibagi

Dados desta quinta-feira (13) mostram que o Paraná somava 4.676 leitos exclusivos para atendimento a doença, sendo 1.911 UTIs e 2.765 enfermarias. A taxa de ocupação era de 94% e 74%, respectivamente.
14/05/2021 - 13:20

A Secretaria de Estado da Saúde ativou mais 18 leitos de enfermaria Covid-19 nos municípios de Matelândia (10) e Tibagi (8) nesta sexta-feira (14). Somente neste mês, o Governo do Estado já realizou oito ampliações de leitos exclusivos para atendimento à pandemia. Ao todo, 13 UTIs e 18 enfermarias foram disponibilizadas.

“O Governo do Estado não tem medido esforços para possibilitar atendimento ágil e regionalizado a todos os paranaenses. O Paraná criou uma segunda rede hospitalar somente para o enfrentamento desta doença, reforçando a estrutura que já existia com investimentos permanentes”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Desde a implantação dos leitos exclusivos Covid-19, em março de 2020, mais de 77,3 mil pacientes já foram atendidos no Estado. A média de permanência é de 11 dias em UTIs e de seis dias em enfermarias.

Dados desta quinta-feira (13) mostram que o Paraná somava 4.676 leitos exclusivos para atendimento a doença, sendo 1.911 UTIs e 2.765 enfermarias. A taxa de ocupação era de 94% e 74% respectivamente, segundo o relatório. Há ainda outros 165 leitos com possibilidade de abertura, dependendo de confirmação das unidades hospitalares.

Cerca de 602 pacientes aguardam por internação em leitos exclusivos Covid-19 no Paraná – 281 para UTIs e 321 para enfermarias. Todos os estão recebendo atendimento igual ou semelhante ao que teriam em leitos exclusivos, seja em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou hospitais de pequeno porte. Nenhum paciente está desassistido.