Saúde distribui nesta sexta 45,6 mil doses da vacina Pfizer para Curitiba

Número representa mais de 67% do lote encaminhado ao Paraná nesta semana, composto por 67.860 doses. Além da Capital, Londrina, Cascavel e Maringá também vão receber doses da farmacêutica norte-americana.
Publicação
13/05/2021 - 19:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria de Estado da Saúde disponibilizará 45.630 doses da vacina da Pfizer para Curitiba nesta sexta-feira (14). Este quantitativo representa 67,24% do lote encaminhado ao Paraná nesta semana, composto por 67.860 doses.

“A orientação do Governo do Estado é que as vacinas cheguem até os paranaenses no menor tempo possível. Por isso iremos descentralizar este quantitativo para a Capital, onde a logística de distribuição e envio são facilitadas”, disse o secretário estadual da Saúde Beto Preto.

Seguindo a pauta de distribuição do Ministério da Saúde, os imunizantes devem ser destinados para vacinação de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente. Todas as doses são destinadas à primeira aplicação (D1).

“Precisamos dar continuidade no processo de vacinação para avançarmos nos grupos prioritários. Pedimos aos municípios que sigam as orientações de priorização para recebimento das vacinas, para que nenhum paciente inserido nestes grupos fique desassistido”, acrescentou Beto Preto.

DEMAIS CIDADES Além da Capital, os municípios de Londrina, Cascavel e Maringá também vão receber doses da farmacêutica norte-americana. Para estes locais ainda não foi definida a logística, considerando que o armazenamento da vacina da Pfizer requer freezers específicos de alta performance.

A distribuição de doses contempladas na 18ª remessa, em relação à estimativa populacional dos grupos, segue os seguintes percentuais de cobertura:

Gestantes e puérperas com comorbidades – Curitiba (10,362%), Cascavel, Maringá e Londrina (15,362% - cada);

Pessoas com deficiência permanente – Curitiba, Cascavel, Maringá e Londrina (15,362% - cada);

Pessoas com comorbidades – Curitiba (25,28%), Cascavel (10,362%), Maringá (11,362%) e Londrina (4,362%).

Assim, Cascavel vai receber 7.020 doses, Maringá 9.360 e Londrina 5.850.

GALERIA DE IMAGENS