Estado apresenta ações de preservação ambiental urbana no Smart City 2023

Representantes da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável abordaram os programas Parques Urbanos e Poliniza Paraná, além do Selo Clima Paraná.
Publicação
23/03/2023 - 17:20

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) marcou presença em duas plenárias do Smart City Expo Curitiba 2023 com cases de projetos que o Governo do Estado vem desenvolvendo nos últimos anos, atrelados às ações de meio ambiente e ao desenvolvimento urbano.

A importância das áreas verdes naturais no processo de urbanização das cidades e a participação dos municípios paranaenses nas ações para redução da emissão de carbono foram abordadas pela arquiteta e urbanista Isabella Tioqueta e a engenheira ambiental Nathalia Zancarli, da Diretoria de Políticas Ambientais (Dipam).

Na quarta-feira (22), Isabella integrou o painel “O Papel do Estado nas Áreas Verdes Urbanas”, apresentando duas linhas de ação do Paraná Mais Verde – Parques Urbanos e o Poliniza Paraná – que tem como objetivo o alinhamento do desenvolvimento ambiental econômico, e social dos centros urbanos.

O Parques Urbanos está permitindo a recuperação de áreas de fundo de vale nos municípios com a implantação de espaços de lazer e preservação, enquanto o Poliniza Paraná instala colmeias de abelhas nativas sem ferrão em parques e, agora em uma segunda fase, em Unidades de Conservação em diversas cidades do Estado. O intuito é reintroduzir polinizadores nativos em seus locais de origem.

Para Isabella Tioqueta, inserir a pauta ambiental no Smart City, evento que há vários anos vem tratando de tecnologia e inovação para desenvolvimento dos municípios, contribui muito para o desenvolvimento sustentável: “É uma inovação importante porque tivemos oportunidade de mostrar como a Sedest vem trabalhando e conectando a questão ambiental com o crescimento das cidades”, afirmou.

Nessa quinta-feira (23), Nathalia Zancarli falou sobre o Selo Clima Paraná, que reconhece empresas, instituições e municípios comprometidos com o desenvolvimento sustentável. “Simplificando, todas as partes atuam alinhadas com a preservação dos recursos naturais e ganham com o Selo Clima Paraná”, disse.

Ainda de acordo com Nathalia, as empresas que recebem o selo ganham visibilidade pois podem abrir espaço nos mercados nacional e internacional por meio do fortalecimento do conceito de produção sustentável. O instrumento também incentiva a redução da emissão de carbono. “Isso nos dá a garantia de um meio ambiente com menos emissão de poluentes e corrobora a posição do Paraná como um dos estados mais sustentáveis do País”, destacou.

MESA REDONDA – Também durante a Smart City Expo Curitiba, a equipe de técnicos da Dipam participou de uma rodada de conversa com o ICLEI – Governos Locais para a Sustentabilidade, a fim de trocar informações e abrir um novo canal de diálogo, com foco no desenvolvimento sustentável das cidades do Paraná.

Também participaram a secretária municipal de Meio Ambiente de Curitiba, Marilza Oliveira Dias; o biólogo colombiano e pesquisador em Bioeconomia do Instituto de Biodiversidade da Colômbia Alexander Von Humboldt, Mario Murcia; e Pedro Henrique Fernandes de Cristo, urbanista climático e professor-visitante de Políticas Públicas, Desenho Urbano e Arquitetura na Universidad Eafit-Urban, em Medelín (CO).

GALERIA DE IMAGENS