Selo Clima Paraná é finalista de prêmio nacional de ESG do Grupo Tribuna

Projeto da Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável está concorrendo em prêmio de votação popular com mais cinco projetos, tanto de empresas públicas como privadas, que apresentam boas práticas ambientais, sociais e de governança.
Publicação
09/03/2023 - 14:30

Confira o áudio desta notícia

O Selo Clima Paraná, pelo qual o Governo do Estado reconhece empresas e entidades que atuam alinhadas com a preservação de recursos naturais, é finalista do Prêmio ESG do Grupo Tribuna.

O projeto da Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável está concorrendo em prêmio de votação popular com mais cinco projetos nacionais, tanto de empresas públicas como privadas, que apresentam boas práticas ambientais, sociais e de governança (de onde vem a sigla ESG, em inglês: Environmental, Social, Governance).

O prêmio teve a participação de 51 projetos de todo o País, sendo 27 públicos e 24 privados, e tem por objetivo, segundo os organizadores do evento, valorizar empresas públicas e privadas que tenham iniciativas bem-sucedidas em um dos eixos desse movimento mundial.

Além do Selo Clima Paraná, concorrem a Telemetria da Água (Santos Brasil), Inclusão Racial (Rumo), Economia de Água Eixo E (BTP), Projeto Beco Limpo (Prefeitura de Santos) e Projeto Água Pará (Companhia de Saneamento do Pará). Até o dia 16, é possível registrar o voto. O resultado do concurso será divulgado no dia 22, na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos-SP.

SELO CLIMA PARANÁ – O Selo Clima Paraná reconhece empresas e entidades que atuam alinhadas com a preservação de recursos naturais, e em 2023 acontecerá sua 9ª edição. Os participantes podem incluir inventários sobre emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e ações ESG (Ambiental, Social e Governança).

O reconhecimento possui atualmente quatro categorias (A, B, C e D) para classificar as empresas. Sendo a categoria A conferida às empresas que alcançam a maior pontuação dentre os critérios definidos com base nos compromissos firmados pelo Governo do Estado com a Agenda 2030 da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; as campanhas Race to Zero e Race to Resilience; e a Declaração de Edimburgo.

Além de dar visibilidade às organizações que preservam os recursos naturais, a iniciativa busca incentivar as empresas paranaenses a reduzirem a “pegada de carbono”, para minimizar os efeitos das mudanças climáticas. Com isso, o selo contribui para que o Paraná mantenha o reconhecimento do estado mais sustentável do Brasil e fortalece o conceito de produção com sustentabilidade.

Para votar no Selo Clima Paraná é só acessar o formulário de votação da organização do evento.

GALERIA DE IMAGENS