Espaço Energia Copel tem programação especial na Semana Nacional de Museus

Além das tradicionais visitas escolares, o espaço promoverá debates e oficinas, além exibir de um curta-metragem produzido por indígenas Kaingang da Terra Apucaraninha, localizada no Norte do Paraná. As atividades são gratuitas.
Publicação
12/05/2023 - 12:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Durante a próxima semana, o museu educativo Espaço Energia Copel terá atividades diferentes para o público, como parte da 21ª Semana Nacional de Museus. Além das tradicionais visitas escolares, o espaço promoverá debates e oficinas, além exibir de um curta-metragem produzido por indígenas Kaingang da Terra Apucaraninha, localizada no Norte do Paraná.

Esta é a terceira participação da instituição na programação nacional que anualmente celebra os museus como espaço de memória e educação.

O tema geral proposto pelo Conselho Internacional de Museus para esta edição é “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar”, conectando a atuação das instituições aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) elencados pela ONU. Entre eles, saúde e bem-estar global, ação climática e vida na Terra.

Toda a programação no Espaço Energia Copel será gratuita e aberta ao público em geral, com inscrições através do e-mail espacoenergia.museucopel@copel.com ou pelo telefone (41) 99242-2077.

Entre os destaques da semana, está um bate-papo com o engenheiro Nelson Pinto, referência mundial na área de projetos de barragens e usinas hidrelétricas e pioneiro na área de energia hidráulica no Paraná. O profissional foi o sexto funcionário registrado pela Copel, em 1955, e recentemente doou seu acervo pessoal de estudos e documentação técnica para a empresa.

O diálogo ocorre na quarta-feira, dia 17, às 16h, e será mediado pela historiadora Jacira Ramos, que atua como analista ambiental na área de Geração e Transmissão da Companhia.

No dia seguinte, quinta-feira, uma mesa redonda debate os cenários da mudança climática e seus possíveis impactos sobre o setor elétrico. Especialistas das áreas de geração, transmissão e distribuição da Copel vão compartilhar e confrontar sua visão sobre o tema, com base em estudos realizados e nas adaptações demandadas de cada segmentos de atuação.

O evento é aberto a estudantes, profissionais da área e demais pessoas interessadas, e o resultado será registrado em formato podcast para a série “Energia da Sustentabilidade”, disponível nas principais plataformas de áudio.

Na sexta-feira, dia 19, a produtora audiovisual Débora Nhen Prag ministra uma palestra sobre a relação do povo Kaingang com o território e as ações que têm sido desenvolvidas na Terra Indígena Apucaraninha para a preservação dos saberes tradicionais da comunidade. A palestra tem início às 19h.

Encerrando a programação especial, educadores e educadoras do Ensino Fundamental são convidados a participar de uma oficina sobre a aplicação prática dos conceitos relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Quem conduz esse encontro no sábado, dia 20, é a pedagoga do Espaço Energia, Adriana Nardelli Rosi, acompanhada do membro do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial Patrick Moreira.

“É importante trazer uma oficina dessas, porque muitas vezes a sustentabilidade fica no campo da teoria. É importante saber quais as formas de colocar isso em prática”, comenta a profissional.

Ela observa que o tema proposto para a Semana Nacional de Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), tem muitos pontos de conexão com o trabalho desenvolvido no Espaço Energia Copel. “A importância do cuidado com o meio ambiente, que tanto nos oferece, está sempre presente no nosso trabalho. É um tema incrível, estamos bem entusiasmados, e convidamos a todos para participar e conhecer esse espaço lindo, dedicado à cultura e à educação”, convida.

Confira a programação:

16 a 19/05 – Visitas com agendamento pelo site e exibição aberta do curta-metragem “O relato de uma liderança sobre suas lembranças de infância e o modo de vida dos Kaingang”, com sessões às 16h, 16h30 e 17h.

17/05, 16h - Bate-papo “Memória do setor elétrico paranaense – o caso da usina GPS”, com o Prof. Eng. Nelson Pinto.

18/05, 14h – Mesa redonda “Cenários da mudança climática no setor elétrico”.

19/05, 19h – Palestra “A relação dos Kaingang com o território”, com Débora Nhen Prag.

20/05, 9h às 12h – Oficina “Como trabalhar na prática os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Ensino Fundamental”.

20/05, 14h às 16h – Visita guiada “A energia do dia a dia – de sua aplicação ao uso sustentável, do passado ao futuro, da luz à arte”.

Serviço:

21ª Semana Nacional de Museus no Espaço Energia Copel

Data: 16 a 20 de maio

Rua Desembargador Motta, 2347, Centro - Curitiba

Agendamentos e mais informações no site do Espaço Energia

GALERIA DE IMAGENS