Escola Fazendária destina 20 mil cartilhas sobre educação fiscal para alunos de escolas estaduais

Projeto desenvolvido pelo Governo do Estado tem como objetivo principal levar de forma lúdica a conscientização sobre a função social do tributo e o controle social sobre a aplicação dos recursos arrecadados.
Publicação
24/02/2022 - 17:57
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Levar a cultura da cidadania fiscal para as salas de aula é o foco do projeto que está sendo implementado pelo Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais da Fazenda e da Educação e do Esporte. Nesta quinta-feira (24), a Escola Fazendária do Paraná entregou ao Departamento de Programas para Educação Básica, da Secretaria de Educação, aproximadamente 20 mil cartilhas didáticas com a abordagem de dois temas: “De olho na cidade” e “Que nem gente grande”.

As cartilhas serão distribuídas exclusivamente aos estudantes de 6° e 7° anos das escolas de ensino público e serão utilizadas como apoio pedagógico em sala de aula. O projeto Educação Fiscal nas Escolas tem como objetivo principal levar, de forma lúdica e orientativa, a conscientização sobre a função social do tributo e o controle social sobre a aplicação dos recursos arrecadados e seu funcionamento de modo geral. 

“O projeto vem com a premissa de explicar de forma didática e educativa a função tributo, que pode e deve ser utilizado para promover as mudanças e reduzir as desigualdades sociais”, esclareceu a coordenadora do Grupo de Educação Fiscal do Paraná, Nilce Nascentes.  

MAIS AÇÕES - Ao longo de 2022, serão desenvolvidos também vídeos educacionais com temáticas específicas relacionadas à educação fiscal que serão incluídas no ano letivo dos alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública do Estado.  

"Atualmente, todos os estudantes da rede têm acesso a conteúdos relacionados à Educação Financeira. É neste contexto que pensamos a importância desse material lúdico para iniciar os conteúdos de Educação Financeira com os pequenos, através da Educação Fiscal", disse a diretora do Departamento de Programas para Educação Básica, Cristiane Jakymiu. 

O PROJETO - O projeto de Educação Fiscal na Secretaria de Fazenda está institucionalizado desde 1997, em consonância com as diretrizes do Programa Nacional de Educação Fiscal. As ações desenvolvidas fundamentam-se em algumas linhas para o exercício da cidadania fiscal, como a função social do tributo para a garantia dos serviços públicos (educação, saúde e segurança) e incentivo à participação democrática e ao controle social sobre a correta aplicação dos recursos arrecadados através dos tributos. 

Na Fazenda, os trabalhos estão sob a coordenação da Escola Fazendária do Paraná e buscam trazer novas alternativas na disseminação dos conteúdos com foco nas ferramentas digitais.

GALERIA DE IMAGENS