Governo reafirma compromisso com a Educação e parceria com os municípios

O vice-governador Darci Piana assinou nesta terça-feira (15) protocolo de intenções, durante encontro com gestores municipais de educação de todo o Paraná realizado pela Secretaria da Educação, no Teatro Guaíra, em Curitiba.
15/02/2022 - 19:06

O vice-governador do Estado, Darci Piana, assinou nesta terça-feira (15), o protocolo de intenções que reafirma o compromisso do Governo do Estado para a contínua ampliação das estratégias educacionais do programa Educa Juntos. Implementado no final de 2020, o programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) que tem como objetivo apoiar os municípios paranaenses na melhoria da aprendizagem e alfabetização dos estudantes desde a Educação Infantil.

O ato ocorreu durante o Seminário de Cooperação Pedagógica com Municípios, realizado pela Secretaria da Educação, no Teatro Guaíra, em Curitiba, com a presença de gestores de escolas municipais de todo o Estado.

No evento também foram apresentadas as ações desenvolvidas no ano de 2021 em apoio à educação municipal no Paraná, e o que será desenvolvido durante o ano letivo de 2022. Entre as iniciativas estão formação continuada, fornecimento de material didático e de ferramentas tecnológicas que auxiliam no dia a dia das escolas.

"Estamos transformando a educação do Paraná numa educação moderna, necessária para os dias de hoje. Só com a educação transformamos um país. Somos o Estado que mais tem universidades estaduais no Brasil, temos 26 mil doutores no nosso Estado. E precisamos fazer com que a nossa educação básica cresça na mesma proporção. Queremos o Paraná como Estado inovador, para que tenhamos condições de competitividade no mercado externo", disse o vice-governador.

"Destaco o Governo do Estado por acreditar numa educação técnica, inovadora, que está realmente a serviço do aluno. Cumprimento os profissionais da educação. Convidamos 399 municípios para virem para uma reunião de trabalho e praticamente todos estão aqui. Isso mostra o compromisso. O Paraná é a educação do futuro", ressaltou o secretário estadual de Educação, Renato Feder.

O segundo dia do seminário será nesta quarta-feira (16), no auditório do Teatro Guaíra, e terá oficinas nos períodos da manhã e tarde, além de salas com os técnicos do Sistema Educacional da Rede de Proteção (SERP), para atender os coordenadores pedagógicos das secretarias municipais de educação.

INICIATIVAS MANTIDAS - Neste ano, as principais ações do Estado na área de Educação para os municípios serão mantidas e ampliadas, como a distribuição do material didático do Programa Educa Juntos. No ano passado, foram entregues livros de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes e professores do 1° e 2° anos do Ensino Fundamental. A ação beneficiou diretamente cerca de 180 mil estudantes.

Desta vez, serão atendidos cerca de 280 mil alunos, do 1° ao 3° ano do Fundamental. Além disso, a proposta envolve a oferta de suporte pedagógico e técnico, e a promoção de ações colaborativas para garantir qualidade do ensino público desde a base.

COMBATE AO ABANDONO - Também em 2022 será ofertado o Sistema Educacional da Rede de Proteção (SERP) para 296 municípios, que aprimora o combate ao abandono escolar. O programa servirá para monitorar a frequência dos alunos e garantir o máximo de aproveitamento dos estudantes.

Por fim, a parceria entre Estado e municípios envolve o subsídio das secretarias municipais com material e estratégias pedagógicas para a retomada da aprendizagem dos estudantes.

AÇÕES EM 2021 - Em 2021, uma das iniciativas ofertadas foi o sistema Registro de Classe Online (RCO) para mais de 330 municípios, beneficiando quase 3 mil escolas de redes municipais de ensino fundamental e de educação infantil da rede estadual.

Mais de 80% das escolas de ensino fundamental do Estado estão utilizando o sistema, que ainda conta com 2 mil aulas editáveis para os professores utilizarem o conteúdo da forma que preferirem.

Houve também a Prova Paraná, uma avaliação que faz um diagnóstico sobre os níveis de absorção dos estudantes para os conhecimentos considerados essenciais para cada etapa de ensino. Por fim, foi realizada uma formação sobre o material didático para mais de 15 mil professores de Língua Portuguesa.

PRESENÇAS —  Estiveram na solenidade o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes; o presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa e líder do Governo, Hussein Bakri; o deputado estadual Nelson Justus; o diretor estadual de Educação, Roni Miranda; a presidente do Movimento Colabora, Fernanda Castro Marques; a conselheira estadual de Educação, Ozelia Lavina; e a coordenadora estadual da União dos Conselheiros Municipais da Educação, Ana Lúcia Rodrigues.

Também participaram do evento os prefeitos, secretários municipais de Educação e os coordenadores pedagógicos dos 399 municípios do Paraná; técnicos das equipes dos Núcleos Regionais de Educação da secretaria estadual, além de convidados de organizações da sociedade civil.