Encontros com municípios ampliam debates sobre ODS e Nova Agenda Urbana

Ação é do Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas. Encontros acontecem neste mês de outubro e reúnem técnicos do Paranacidade e das prefeituras atendidas pelos escritórios regionais.
08/10/2021 - 16:20

O Grupo dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Nova Agenda Urbana do Paranacidade, órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, desenvolve neste mês de outubro uma série de rodas de conversas sobre a Agenda 2030 e a Nova Agenda Urbana. Ambas são propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e adotadas pelo Governo do Paraná nas suas políticas públicas.

Participam do encontro os técnicos do Paranacidade e das prefeituras atendidas pelos escritórios regionais. Os debates estão disponíveis também à população em geral, no canal do YouTube do Paranacidade.

Na abertura dos encontros, o coordenador do Grupo dos ODS e Nova Agenda Urbana, Geraldo Luiz Farias, enfatizou a importância do envolvimento dos municípios nestas iniciativas. “Há ações que só serão efetivadas se acontecerem nos municípios”, disse, em referência à implantação de ações que buscam o planejamento urbano sustentável, inclusivo e igualitário.

Este mês foi definido pela ONU como Outubro Urbano e o dia 31 como o Dia Mundial das Cidades. “Essas referências orientam a realização desses encontros”, explicou Faria.

A posição ganha importância a partir de estudos que preveem que, em 2030, 92% da população paranaense viverá em centros urbanos. “A infraestrutura, para atender às demandas, deve ser planejada desde já”, enfatizou.

EVENTOS – Nesta semana aconteceram encontros virtuais terça, quinta e nesta sexta-feira, com integrantes do Grupo e as equipes técnicas das prefeituras e dos escritórios regionais do Paranacidade de Londrina, Maringá e da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral. Na quinta e sexta-feira da semana que vem (14 e 15) será a vez dos técnicos que fazem parte dos escritórios regionais de Ponta Grossa, Guarapuava e de Cascavel/Francisco Beltrão.