Encontro nacional de secretários da Administração discute gestão eficiente, em Foz do Iguaçu

Durante esta quinta e sexta-feira (02 e 03), em Foz do Iguaçu, os secretários tratarão de temas como Transformação Digital, Nova Lei de Licitações e Gestão Integrada. Desde 2019, o Paraná tem atuado para transformar a administração pública, modernizando processos e adotando soluções digitais para acelerar os serviços.
02/03/2023 - 15:20

Com o objetivo de aumentar a sinergia entre os estados e ampliar a troca de experiências sobre a administração pública, o Paraná sedia nesta quinta e sexta-feira (2 e 3), em Foz do Iguaçu, o 125º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração. Este é o primeiro encontro do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) de 2023

Para o secretário da Administração e da Previdência do Paraná, Elisandro Pires Frigo, o encontro é uma oportunidade de compartilhar os avanços do Estado na gestão pública. “É uma honra receber os secretários para esse momento de sinergia e uma oportunidade de ressaltarmos a atuação do Paraná na busca por uma gestão pública moderna e eficiente”, comentou.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior, que está no Rio de Janeiro para o 7º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), gravou um vídeo para o encontro dos secretários e salientou a relevância do Consad para o serviço público do País

“Sabemos que os secretários da Administração precisam pensar todos os dias na modernização da máquina pública, em novas alternativas para melhorar a gestão e formas de reduzir os custos operacionais, para que a gestão seja cada vez mais eficiente. Essa é uma oportunidade de aprendermos e para que o Paraná também colabore com os estados irmãos”, disse.

Desde 2019, o Paraná tem atuado para transformar a administração pública, modernizando processos e adotando soluções digitais para acelerar os serviços. Com a implementação do TaxiGov, por exemplo, um sistema próprio para o transporte de servidores durante atividades administrativas, 100% digital, quase R$ 1 milhão de reais foram economizados, desde que foi implantado, em 2020.

A garantia de uma gestão eficiente também é reflexo da capacitação continuada dos servidores estaduais – somente em 2022 foram cerca de 34 mil certificações.

DESAFIOS NACIONAIS – Na programação do evento, uma agenda de diálogo e pautas comuns entre todos os entes federativos. Dessa forma, boa parte dos painéis e palestras conta com a participação dos estados e do governo federal

Segundo o presidente do Consad e secretário da Administração do Amazonas, Fabrício Barbosa, o momento é de interlocução. “Em 20 anos de Fórum já conseguimos equalizar algumas pautas entre os estados em situações pontuais. Mas ainda sentimos muito a necessidade de ter uma pauta nacional para que possamos resolver problemas históricos da gestão pública”, reforçou.

Neste sentido, a secretária-executiva do recém-criado Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Cristina Mori, salientou que o diálogo será muito importante. “O Ministério da Gestão surgiu com a proposta de ampliar a capacidade estatal, não apenas do governo federal, mas nos estados e municípios, atuando em conjunto com todos os atores da sociedade. Enxergamos nesse fórum uma parceria estratégia para avançarmos juntos”, disse.

FÓRUM – Durante os dois dias do evento, que acontece no Parque Tecnológico da Itaipu, os secretários tratarão de temas como Transformação Digital, Nova Lei de Licitações e Gestão Integrada.

CONSAD – O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 2000 e que se reúne periodicamente para pensar modelos de gestão pública com foco em resultados e voltados para o bom atendimento ao cidadão.