49 cursos em um ano: Escola de Gestão do Governo têm recordista em certificações

Nivaldo Teixeira é um dos alunos da Escola de Gestão do Paraná, divisão da Secretaria da Administração e da Previdência. A Escola oferece cursos e capacitações gratuitas em diferentes eixos. O foco são os servidores do Poder Executivo, mas eles ficam disponíveis para qualquer cidadão que tenha interesse em se capacitar.
21/02/2023 - 10:30

Para quem gosta de estudar e se atualizar sempre há tempo na agenda. A rotina do investigador da Polícia Civil Nivaldo Teixeira de Lima não o impediu de fazer cursos em diferentes áreas no ano passado. Aliás, muitos cursos. No total, foram 49 certificações em 2022. “Eu sabia que tinha feito muitos cursos, mas não imaginava que seria o recordista”, declara.

Nivaldo é um dos alunos – e o campeão de certificações – da Escola de Gestão do Paraná, divisão da Secretaria da Administração e da Previdência. A Escola oferece cursos e capacitações gratuitas em diferentes eixos. O foco são os servidores do Poder Executivo, mas eles ficam disponíveis para qualquer cidadão que tenha interesse em se capacitar.

O investigador fez os cursos durante a recuperação de uma cirurgia. Entre fisioterapia, consultas e cuidados, reservou um espaço dos dias para as capacitações. “Foi importante criar uma rotina e realizei cursos em todas as áreas. Já consigo aplicar muitos conceitos no dia a dia e quando meus colegas me visitavam e trocávamos ideias sobre os módulos. E foi importante ser exemplo para o meu filho, que me observava estudar mesmo em dias mais cheios”, conta.

“Para nós é uma alegria ver o interesse dos servidores em participarem de cursos e capacitações. Garantir a formação continuada é um compromisso do Governo do Paraná para entregar aos paranaenses um serviço público eficiente e moderno”, celebra o secretário da Administração, Elisandro Pires Frigo.

Atualmente são mais de 96 mil usuários cadastrados na plataforma da Escola de Gestão e, no ano passado, foram 34.700 certificados emitidos pela Escola. Esse número cresce desde 2019, quando houve uma reestruturação na plataforma dos cursos e foram firmadas parcerias entre a Escola e os órgãos estaduais. Entre 2019 e 2022 foram 87.377 certificados emitidos, um aumento de 249% se compararmos com os cursos concluídos entre 2016 e 2018.

“A escuta das demandas é fundamental para entendermos as necessidades específicas de cada órgão e oferecer conteúdos que realmente possam ser aplicados na prática. Isso melhora o fluxo de trabalho, garante a capacitação contínua dos servidores, sendo um benefício para todo o quadro do estado, mas também para todos os cidadãos paranaenses, pois isso reflete no bom atendimento à população”, salienta a diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano Justus.

A auxiliar de regulação da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar), Mayara Leonardi Gonçalves, também recordista em certificações no ano passado (foram 20), diz que a diversidade de cursos facilita muito o dia a dia no trabalho. “É importante essa busca em oferecer cursos que atendam às necessidades dos servidores, conforme existam mudanças em legislações, por exemplo. No ano passado fiz curso sobre a nova lei de licitações, mas também aproveitei formações em temas gerais, como saúde mental”, conta.

Os cursos oferecidos são, em sua maioria, no modelo de Educação à Distância, mas existem também opções presenciais. Todas as informações podem ser encontradas no site da Escola de Gestão.

DO PARANÁ PARA O BRASIL – Embora grande parte dos certificados sejam de alunos que são servidores do Estado, há muitas pessoas da comunidade que acabam aproveitando a variedade de cursos disponibilizados pela Escola de Gestão do Paraná. Em 2022 mais de mil certificados foram emitidos para pessoas de fora do Paraná.

“Tivemos alunos de 24 estados e no Distrito Federal, pessoas que fizeram mais de 40 cursos. Então é uma ferramenta do Paraná que está ajudando pessoas do país inteiro a se qualificar”, acredita Aline Justus, diretora da Escola de Gestão.

Os cursos mais procurados em 2022 foram Educando para boas escolhas online; Formação regional do Programa Nossa Gente Paraná; Planejamento Estratégico; Atualização Eprotocolo Digital; e Tipos de violência, situação de vulnerabilidade e risco. Todos tiveram índice de avaliação positiva superior aos 90%.