Encontro de editoras e tributo a Tezza estão na programação da Flibi no fim de semana

O Encontro de Editoras da Biblioteca Pública do Paraná foi criado para valorizar a produção literária do Estado. Já homenagem a Tezza é um dos auges da Flibi 2022. A entrada é gratuita para todos os eventos.
Publicação
09/11/2022 - 14:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A 6ª Festa Literária da Pública do Paraná (Flibi) começou na segunda-feira (7) e segue até o final de semana com uma programação marcada por mesas redondas, oficinas, apresentações artísticas e a primeira edição do Encontro de Editoras da BPP. Aberta ao público na sexta-feira (11) e na manhã de sábado (12), a feira de livros independentes conta com 11 expositores paranaenses, que também participam de rodas de conversas sobre suas propostas e desafios.

Com curadoria dos editores Fernanda Ávila (Amora Livros) e Thiago Tizzot (Arte e Letra), o Encontro de Editoras da Biblioteca Pública do Paraná foi criado para valorizar a produção literária do Estado, promover trocas de experiências e estimular discussões sobre a cadeia de economia criativa que envolve a literatura. Além de apresentar e vender seus livros no hall térreo da BPP, as editoras e coletivos convidados também participam de duas rodas de conversa, na sexta-feira, às 10h30 e 14h30.

A Flibi termina no sábado com uma homenagem aos 70 anos do escritor Cristovão Tezza, autor de "O Filho Eterno" e "A Tensão Superficial do Tempo", completados em agosto. A partir das 10h, ele repassa sua trajetória e fala de planos futuros em um bate-papo mediado pelo jornalista Sandro Moser.

"É bom demais que a Biblioteca possa possibilitar encontros tão especiais entre aqueles que produzem literatura no Brasil e os leitores paranaenses. O Encontro de Editoras e a homenagem ao grande Cristovão Tezza vão coroar a nossa Festa Literária, feita com tanto amor e dedicação pela equipe da BPP para a comunidade em geral. Espero que o público continue nos prestigiando, como tem feito desde segunda-feira", diz o diretor da instituição, Luiz Felipe Leprevost.

A entrada é gratuita para todos os eventos.

Veja a lista dos expositores:

Academia Paranaense de Letras

Fundada em 1936 e atualmente presidida pelo poeta e compositor Paulo Vítola, a entidade sem fins lucrativos apresenta no Encontro de Editoras os títulos publicados por seu braço editorial — incluindo a revista da instituição, editada pelo advogado e escritor Eduardo Rocha Virmond.

Arte e Letra

Criada para publicar livros que os editores gostariam de ler, a editora lança autores brasileiros e estrangeiros, prosa, poesia e não-ficção. Desde 2017, uma boa parte de seus livros é produzida em um laboratório gráfico próprio, de maneira artesanal.

Barbante

Editora independente de Curitiba com foco em livros sobre música, fotografia e outras artes. Acaba de lançar "Me Tirar da Solidão (Ou Como Aprendi a Amar Banda Eva Ao Vivo)", em que o escritor e jornalista João Varella parte de um álbum da antiga banda de Ivete Sangalo para traçar considerações sobre indústria cultural, axé music, elitismo e preconceito musical.

Era Uma Vez

Grupo colaborativo de escritores e ilustradores de literatura infantil e juvenil, que produz em Curitiba para leitores de toda parte. Tem como missão contribuir para formar novos leitores e tornar a literatura infantil e juvenil mais visível e acessível, por meio da aproximação entre os autores locais e os leitores.

Humaitá

Dedica-se à valorização e visibilidade da presença negra e da herança cultural afrodescendente no Paraná. Desde 2015, esta experiência vem sendo traduzida em linguagem poética, buscando sensibilizar, despertar o interesse e promover o amplo acesso a conhecimentos, valores e atitudes de respeito, dignidade e igualdade.

Kotter Editorial

Fundada em agosto de 2014, com sede em Curitiba, já publicou mais de 450 livros. Ficção, poesia, clássicos, filosofia, traduções e política de viés progressista estão no catálogo da editora, que disponibiliza obras de autores consagrados sem perder de vista a produção contemporânea. Um braço da casa curitibana está em Lisboa, Portugal, onde edita autores brasileiros, portugueses e dos demais países lusófonos.

Máquina de Escrever

Editora e produtora cultural. Atua no mercado desde 2007 e desenvolve projetos culturais nas áreas de patrimônio histórico, artístico e cultural, folclore e manifestações tradicionais, literatura, audiovisual e artes visuais. Suas publicações acompanham essas temáticas, com mais de 90 títulos publicados, entre livros impressos e digitais. Seus últimos lançamentos foram "Cervejarias de Curitiba", "Se Essa Rua Fosse Minha: Santa Felicidade" e "Seus Italianos e Berenice da Capadócia: a Jornada do Não Herói".

Medusa

Casa editorial nascida a partir da revista homônima, lançada no final da década de 1990. Em 2002, após concluir um projeto editorial que previa dez números, a publicação saiu de circulação e se transformou em Editora Medusa. Desde então, tem se dedicado a publicar livros, revistas e publicações de artistas. A partir de 2010, passou a atuar como produtora de festivais literários, mostras de performances, feiras de publicações e exposições de arte.

Membrana Literária

Coletivo interessado na criação de uma rede afetiva, crítica e colaborativa entre pessoas que escrevem e pensam as diferentes dinâmicas do trabalho literário. Além dos livros de seus integrantes, o grupo traz ao Encontro de Editoras sua mais recente publicação, "BRA_IL" (2022) — surgido a partir de uma investigação coletiva sobre os escombros, muma tentativa de habitar um território de sobrevivência —, e "CORJA!" (2019), composto por “16 desejos de insurgência e diversão”.

Telaranha

Casa de publicação de literatura, artes visuais e ciências humanas que se propõe a pensar o texto em suas diferentes configurações, concebendo a edição como um vértice entre livros e leitores. A editora foi fundada em janeiro de 2022 por Bárbara Tanaka e Guilherme Conde Moura Pereira, e teve como primeira publicação "Instruções para Morder a Palavra Pássaro", livro póstumo da autora Assionara Souza (1969-2018).

Têmpora Criativa

Fundada em 2018 por Mylle Silva e Cássio Menin, é voltada para a publicação de coletâneas de contos, histórias em quadrinhos e a produção de projetos por meio de leis de incentivo e financiamentos coletivos.

Serviço:

6ª Festa Literária da Pública do Paraná

Atrações diárias, em vários horários, até sábado (12)

Entrada gratuita para todos os eventos

Veja a programação completa em bpp.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS