Em Paranavaí, convênio de R$ 8 milhões vai transformar lixão em área de lazer e preservação ambiental

Local em que será instalado o parque urbano em Paranavaí é utilizado para depósito de materiais de construção civil e restos de poda há mais de 40 anos. Intervenções também reduzirão problemas com erosão.
17/02/2022 - 19:47

O Governo do Paraná e a Prefeitura de Paranavaí, na região Noroeste, formalizaram um convênio para a construção do 49º parque urbano do Estado. O documento foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, pelo secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, e pelo prefeito da cidade, Carlos Henrique Rossato Gomes, durante um evento realizado nesta quinta-feira (17), no Hospital Santa Casa do município.

O novo parque urbano recebeu o nome Vila Parque Buracão e ficará localizado na Rua Luiz Spigolon. O investimento será de aproximadamente R$ 8,2 milhões, sendo R$ 6,4 milhões do Governo do Estado e R$ 1,7 milhão do município. Há mais de 40 anos o local é utilizado para depósito de materiais de construção civil e restos de poda. No entanto, após a construção do parque, os moradores poderão usufruir de pista de skate com arquibancada, quadras esportivas, campo de futebol, sanitários e estacionamentos.

“A população pedia que se fizesse alguma coisa nesse lixão. Em parceria com a prefeitura, estamos investindo mais de R$ 8 milhões nesse projeto que vai transformar a vida da população. O parque terá academia ao ar livre e campo de futebol. Uma urbanização que vai transformar o bairro e vai criar uma área de lazer”, declarou o governador.

O prefeito de Paranavaí enfatizou que o Vila Parque Buracão será um divisor de águas para o desenvolvimento sustentável da cidade. “O parque faz parte do projeto de recuperação de área degradada. Além dele, que é o resultado final do processo, vamos ter a resolução de um problema ambiental muito grave. Sem dúvida nenhuma esse é um dos projetos mais importantes de Paranavaí”, afirmou Rossato Gomes.

"Nós vamos transformar esse local degradado em uma área de preservação ambiental e ele vai se tornar um ponto turístico de Paranavaí", afirmou o secretário Márcio Nunes, que destacou a importância do projeto para o Estado. “São 105 parques urbanos no Paraná. É um dos maiores programas de preservação ambiental no mundo”, ressaltou.

A obra trará uma série de benefícios ao local, entre eles, a permeabilidade do solo, já que mais de 70% da área será de preservação e recuperação florestal. Além disso, haverá áreas de infiltração, o que permitirá melhor recarga do lençol freático, evitando escoamento superficial que pode gerar erosão. A área total será de 58 mil metros, sendo 17 mil deles de área construída e o restante destinado à preservação. A expectativa é de que o parque receba um público anual de 89 mil pessoas

POLINIZA PARANÁ — O novo espaço contará com bosque natural, além de jardins de mel, com criação de abelhas nativas do Estado. A ação faz parte do projeto Poliniza Paraná, iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), que prevê a instalação de colmeias de abelhas nativas sem ferrão nos parques urbanos do Estado.

O projeto Parques Urbanos integra um amplo trabalho de recuperação do meio ambiente. Criada em 2019, a iniciativa tem o objetivo de recuperar áreas degradadas em fundos de vale e evitar que se tornem locais de acúmulo de lixo urbano. O Paraná possui, atualmente, 63 projetos aprovados, com investimento de R$ 72 milhões. Destes, 32 estão em execução, nove já foram finalizados e três, inaugurados. Outros 19 parques estão em fase de licitação e 35 já tiveram projetos aprovados.

A Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), responsável pela análise dos projetos e fiscalização das obras, já recebeu cerca de 200 manifestações de interesse na construção dos espaços. Cabe às prefeituras interessadas apresentar projetos ao Estado, descrevendo a realidade do local e demonstrando os danos ambientais existentes.

PRESENÇAS — Participaram da solenidade os secretários estaduais de Saúde, Beto Preto, e de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; a deputada federal Luísa Canziani, os deputados estaduais Tião Medeiros, Soldado Adriano José e Evandro Araújo; o presidente da Santa Casa de Paranavaí, Renato Augusto Platz Guimarães, e o diretor do hospital, Mauricio Gehlen; o vice-prefeito de Paranavaí, Pedro Baraldi; o prefeito de Santa Isabel do Ivaí e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amunpar), Freonisio Valente; além de prefeitos da região.