Em Cascavel, pessoas privadas de liberdade auxiliam população no combate ao mosquito da dengue

Desde a última quinta-feira (23), dez detentos estão auxiliando os moradores do Bairro XIV de Novembro a coletar o lixo descartado de forma irregular em áreas inapropriadas.
24/02/2023 - 16:00

Dez pessoas privadas de liberdade (PPLs) da Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro - Unidade de Progressão (PIMP/UP) participam de uma ação para o combate à dengue em Cascavel, no Oeste do Paraná. O objetivo é encontrar os locais que acumulam água parada para acabar com os criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da doença.

A ação vai até o dia 27 e é uma iniciativa da Secretaria da Saúde de Cascavel e da Associação de Moradores do XIV de Novembro. Para a sua implementação, elas solicitaram o apoio da Polícia Penal do Paraná (PPPR), que disponibilizou a mão de obra.

Desde a última quinta-feira (23), os dez detentos estão auxiliando os moradores do bairro a coletar o lixo descartado de forma irregular em áreas inapropriadas. As PPLs foram autorizadas previamente pela Justiça a fazer o trabalho externo e estão sendo acompanhadas o tempo todo por equipes da Polícia Penal.

Para o diretor da PIMP/UP, Álvaro Marcelo Alegrette, auxiliar a comunidade também é uma forma de ressocialização para os custodiados. “A atividade laborativa das pessoas privadas de liberdade, prevista em lei, seja dentro ou fora das unidades, colabora para a sua ressocialização. O seu trabalho nesta ação também traz benefícios à comunidade, recolhendo materiais que acumulam água e contribuem para a proliferação do mosquito causador da dengue e de outras doenças”, diz.

O presidente da Associação de Moradores do XIV de Novembro, Antenor Marcos Mateus, explica que a iniciativa é um reflexo do primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2023, feito pela Secretaria Municipal da Saúde, que colocou o bairro em 2º lugar de infestação de mosquito da dengue em Cascavel.

“A Associação de Moradores implementa, com essa ação, o projeto ‘Bairro Limpo’, pelo qual efetuamos diversas ações de limpeza, de conscientização da população para que não seja descartado lixo em locais públicos e inapropriados, pois são resíduos que servem de criadouros para o mosquito da dengue”, alerta.

Para reforçar o resultado buscado com o trabalho das PPLs, a Secretaria Municipal de Saúde instalou diversas caçambas em cruzamentos do bairro para que os moradores destinem os materiais de pequeno volume, considerados vilões na proliferação do mosquito. Para grandes volumes, como sofás e outros móveis, os moradores podem acionar a Secretaria de Meio Ambiente.

Além das caçambas, durante a ação, 50 agentes de endemias estão orientando os moradores sobre a importância de manter os quintais limpos e livres de água parada.

PIMP/UP – A Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro, antiga Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC), está em funcionamento há 21 anos. Está inserida no planejamento estratégico da Polícia Penal, que inclui a custódia e segurança dos detentos e, principalmente, a sua ressocialização através dos canteiros de trabalho e da educação.