Edital seleciona artistas para a 2ª Mostra Visões da Arte no Espaço Cultural BRDE

Podem participar artistas visuais associados à Academia de Cultura de Curitiba e à Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP/PR). Premiações variam de R$ 1 mil a R$ 6 mil. Inscrições seguem até 10 de novembro de 2022.
11/10/2022 - 12:30

O edital da 2ª Mostra Visões da Arte está disponível para inscrição e seleção de artistas associados à Academia de Cultura de Curitiba (ACCUR) e à Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP/PR). A iniciativa tem o objetivo de selecionar artistas para participarem de uma exposição coletiva inédita no Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões. Uma comissão julgadora será responsável pela escolha das obras a serem expostas, além de premiar os três primeiros lugares e conceder as menções honrosas.

Nesta segunda edição, os artistas visuais poderão se inscrever nas seguintes categorias: pintura, desenho, gravura, escultura e fotografia. Os três primeiros lugares ganharão prêmios em dinheiro, sendo R$ 6 mil para o 1º lugar na categoria de Prêmio Aquisição, R$ 2 mil para o segundo e R$ 1 mil para o terceiro.

Os interessados podem consultar o edital e se inscrever gratuitamente, até 10 de novembro de 2022, no link apap.com.br/visoesdaarte/.

A 2ª Mostra Visões da Arte acontecerá no Palacete dos Leões, de 6 de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023. Edificação centenária foi projetada pelo engenheiro Cândido de Abreu para ser a residência do casal Maria Clara Abreu de Leão (1870-1935) e Agostinho Ermelino de Leão Júnior (1866-1907), empresários de destaque e fundadores da empresa Leão Jr. Desde 2005, o imóvel é mantido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

PRIMEIRA EDIÇÃO – Com seleção também por meio de edital, a 1° Mostra Visões da Arte foi realizada em dezembro de 2021 pela ACCUR, em parceria com a APAP/PR, tendo a Associação Comercial do Paraná (ACP) e o BRDE como correalizadores.

O primeiro lugar foi para o artista Alfi Vivern, que recebeu R$ 6 mil, com o prêmio de Obra Aquisição “Visões da Arte”. Em segundo, o artista Carnade recebeu a premiação de R$ 2 mil e, em terceiro, Di Magalhães foi contemplado com R$ 1 mil. Quatro artistas também receberam menção honrosa: Giovanna Hultmann, Joseli Cliton Bezerra, Georgiana Vidal e Ercy Arias Zendim.

SOBRE O BRDE – O BRDE é uma instituição de fomento criada pelos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com o propósito de promover o desenvolvimento econômico e social. É signatário do Pacto Global da ONU e opera em sintonia com os ODS.

O banco também conta com recursos internacionais da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e do Banco Europeu de Investimento (BEI) para o financiamento de projetos voltados à produção e consumo sustentáveis. É agente financeiro do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA/Ancine) em todo o território nacional.

Ele também apoia projetos culturais, sociais e esportivos que beneficiam milhares de pessoas e instituições, por meio das leis de incentivo. Em 2020, financiou R$ 2,2 bilhões para projetos na Região Sul que atendem todos os portes de empresas e setores da economia.

A instituição oferece crédito de longo prazo para viabilizar investimentos a empresas de todos os setores e portes, cooperativas, produtores rurais e prefeituras, mantendo acordos com instituições internacionais de fomento para ampliar as fontes de recursos à disposição dos clientes.

Mais informações sobre os produtos do banco estão do site do BRDE.