Dois anos de pandemia: Lacen ampliou rede de testagem e controle do vírus no Estado

Há dois anos o Laboratório Central do Estado (Lacen) do Paraná analisou as primeiras amostras de casos suspeitos de Covid-19. O monitoramento do coronavírus orienta as estratégias e decisões da Secretaria de Estado da Saúde.
Publicação
11/03/2022 - 09:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Desde a confirmação dos primeiros casos de Covid-19 no Paraná, no dia 12 de março de 2020, o Laboratório Central do Estado do Paraná, o Lacen, tem sido determinante na tomada de decisões da Secretaria de Estado da Saúde. É um dos órgãos responsáveis pelo "monitoramento" do vírus, atividade que permite ao Estado o enfrentamento certeiro da doença.

Os dados gerados pelo Lacen influenciam diretamente nas ações do Governo no enfrentamento à pandemia. É pelos testes do tipo ouro (RT-PCR) que foi possível constatar as ondas da pandemia e os momentos de baixa, ajudando a equilibrar as decisões restritivas e a orientação aos 399 municípios.

“Com o Lacen reestruturado, com a contratação de mais profissionais para o enfrentamento da pandemia, tivemos uma noção do ritmo de crescimento da transmissão da doença, o que ajudou a prever a demanda por mais leitos nos hospitais e a compra de insumos, por exemplo. Isso nos ajudou a minimizar o número de casos graves e óbitos. É um trabalho que para muitos é invisível, mas que é fundamental para a saúde pública”, destaca a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Maria Goretti Lopes

O Lacen é o laboratório de referência em saúde pública no Paraná e desde a chegada ao Estado do Sars-CoV-2, o vírus causador da Covid-19, acompanha a sua evolução. Foi no Lacen que houve a confirmação dos seis primeiros casos, em Cianorte e Curitiba. No início, era quem coordenava os testes, com capacidade de processamento de 600 por dia, mas em seguida foi montada uma rede de laboratórios credenciados para apoiar esse mapeamento.

Num terceiro momento, o Estado fez uma parceria com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) para um novo laboratório nas imediações do Tecpar. Com isso, a capacidade de testagem do exame nasal chegou a 5 mil e depois a mais de 12 mil por dia.

Com essa rede robusta, em dois anos foram realizados mais de 4,7 milhões de testes no Paraná e o Estado lidera o ranking nacional de testagem proporcional da população (atrás apenas de São Paulo em números absolutos). As análises são processadas pelo Lacen e laboratórios parceiros ou laboratórios particulares, no caso dos planos de saúde.

"Foi a partir dessa rede que o Paraná virou referência nacional em confiabilidade. O que podemos dizer com certeza absoluta é que os dados do Estado nunca tiveram problema de contagem. Sempre lidamos com um cenário real porque a nossa capacidade de descobrir casos sempre foi acima da média", completou Goretti.

ESTRATÉGIA – O controle do Sars-CoV-2 e outros vírus respiratórios é feito da testagem diária no próprio órgão a partir do envio de amostras coletadas pelos municípios e de pontos sentinelas. Hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e unidades de saúde enviam amostras semanais de pacientes com algum sintoma de doença respiratória para serem avaliadas pela equipe do laboratório.

Segundo Irina Riediger, coordenadora técnica do Lacen, esses exames servem como uma espécie de fotografia de vigilância. “Além dos hospitais, são feitas coletas em mais 34 locais de todas as 22 Regionais de Saúde. Nessas amostras avaliamos o Sars-CoV-2 e outras nove viroses. É o que nos ajuda a encontrar a circulação viral”, destacou. Dessa maneira é possível identificar com rapidez o surgimento de qualquer vírus respiratório e das cepas que transitam no Paraná.

Com esses dados, o Lacen ajudou a "ler" o comportamento do coronavírus e das variantes e as informações orientaram medidas da Secretaria de Saúde no controle da doença. “O Lacen nos dá as informações para podermos subsidiar as decisões dos nossos governantes, inclusive em relação às medidas que a população deve adotar. Foi assim o tempo todo no enfrentamento à Covid-19 no Paraná”, acrescentou Maria Goretti.

No começo da pandemia, quatro aeronaves e um helicóptero do Governo do Estado auxiliaram no transporte de testes do Interior para Capital. Foram centenas de voos diários. Atualmente, cabe à equipe do laboratório receber duas vezes por dia na rodoviária de Curitiba as amostras que chegam do Interior enviadas pelas Regionais de Saúde. O material é transportado de graça pelas empresas do Sindicato das Empresas do Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado do Paraná (Rodopar). Tudo é levado para o Lacen, que realiza a triagem. 

Essa ampla rede de acompanhamento ajudou a acompanhar o pico histórico de casos registrados no Paraná em janeiro deste ano com a chegada da variante Ômicron. Em um intervalo de 15 dias houve uma explosão de casos no Brasil, o que fez crescer a busca por insumos e a demanda por testes. Foi o maior número de casos em um único mês desde o começo da pandemia (447.398), número equivalente à toda população de Maringá, por exemplo.

“Cada vez que surge uma variante, é uma novidade para todo mundo, para quem atende, para o paciente e também para quem detecta a doença. No caso da Gama e da Delta tivemos um ciclo de oito semanas desde o surgimento até a chegada ao Estado. Com a Ômicron em duas semanas já estava aqui. Foi tudo muito rápido”, lembrou a coordenadora técnica do Lacen.

E para acompanhar a explosão de casos, mais uma vez o Lacen se reinventou e o volume de análises quadruplicou nesse período. No Lacen, passaram de 20 mil por semana para 80 mil por semana. O estoque de insumos previsto para seis semanas se esgotou em cinco dias. Foi o caso dos cotonetes usados na coleta, que passaram a ser fabricados pelo próprio Laboratório Central para garantir o atendimento dos grupos prioritários, como gestantes, idosos e pessoas com doença respiratória aguda grave.

“Já tínhamos enfrentado três ondas e desde setembro estávamos numa relativa tranquilidade operacional no laboratório. Quando a Ômicron surgiu sabíamos que tudo seria mais rápido, mas não nessa proporção”, comentou Irina.

LACEN E IBMP – No prédio do Lacen são analisadas, por dia, 600 amostras de suspeitas de Covid-19. O local é destino dos testes de pacientes internados em UTI, gestantes ou pessoas que morreram em decorrência da doença. O maior volume é destinado ao Instituto de Biologia Molecular do Paraná, o IBMP, que desde 2020 possui uma Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19, implantada a partir de uma parceria firmada entre a Fiocruz e o Tecpar.

Atualmente o Lacen e o IBMP processam juntos pouco mais de 3 mil amostras por dia. Esse é um número confortável para os dois laboratórios. Mesmo diante do cenário em que o número de infectados e casos graves vem diminuindo, o monitoramento do Lacen permanece inalterado e é essencial diante da possibilidade do surgimento de novos vírus ou variantes.

“O Lacen foi e continua sendo estratégico nesse monitoramento e nos prepara sempre que surge um vírus novo que não estava sendo observado. É um caso que mostra que o aparato do Estado é essencial em uma luta coletiva como essa pandemia”, arrematou Maria Goretti.

GALERIA DE IMAGENS