Saúde inicia quatro programas de residência médica no Estado

Os profissionais selecionados vão atuar em três hospitais e em Unidades Básicas de Saúde (UBS). O objetivo da iniciativa é qualificar e fortalecer a assistência para os usuários SUS.
Publicação
10/03/2022 - 17:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria de Estado da Saúde inicia quatro programas de residência médica em diferentes especialidades. Os profissionais selecionados vão atuar em três hospitais e em Unidades Básicas de Saúde (UBS). O objetivo da iniciativa é qualificar e fortalecer a assistência para os usuários SUS.

Eles atuarão nas áreas de cirurgia geral, psiquiatria, saúde mental e enfermagem obstétrica. As vagas oferecidas têm duração entre dois a três anos e possuem bolsas subsidiadas, em regime especial de treinamento em serviço, no valor de R$ 4.106,09, sendo autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Dois dos programas são inéditos, com cinco vagas. Um deles é a Residência Médica em Psiquiatria, realizada no Hospital Adauto Botelho, em Pinhais, que atende pacientes com transtornos mentais. Essa é a primeira turma que participará do programa nesta especialidade. O hospital é um dos mais antigos do Paraná, fundado em 1954, e referência no atendimento em Psiquiatria.

O Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, também passa a contar, a partir de agora, com a primeira turma de médicos residentes em cirurgia geral, reforçando a equipe de atendimento da população dos municípios litorâneos.

Dos 14 médicos residentes participantes do evento, quatro são do Programa Multiprofissional em Saúde Mental, que permite aos residentes atuarem na Rede de Atenção à Saúde Mental do Município de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. O programa é uma parceria entre a Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) e a prefeitura e já formou duas turmas desde o início, em 2019.

O Complexo Hospitalar do Trabalhador receberá cinco residentes para a formação de profissionais especialistas em obstetrícia, incluindo o atendimento integral da mulher e cuidados com o recém-nascido. Eles fazem parte Programa Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica, que também foi criado em 2019 e já formou nove profissionais nesta área.

“Essas quatro áreas demandam muitos atendimentos, por isso a importância em reforçar essas especialidades. Iniciamos, em 2019, um processo de expansão das bolsas de estudo em todo o Paraná. Nesta gestão, a ESPP tem sido fortalecida e referência na formação e qualificação profissional. Os novos profissionais atuarão diretamente no Sistema Único de Saúde”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

ESCOLA – A ESPP investe na formação e qualificação dos profissionais para o SUS. Atua na formação inicial, ensino profissionalizante e ensino superior. Foi criada em 1958 com a vocação de atender à implantação e desenvolvimento de programas, ações e serviços, assim como formar profissionais especialistas para a atuação na área da saúde pública.

De acordo com o diretor da escola, Edevar Daniel, os recursos investidos em três anos já somam mais de R$ 1,8 milhão. “Em fevereiro, por exemplo, formamos 12 novos residentes, sendo sete de enfermagem obstétrica e cinco multiprofissionais para atuar com saúde mental. É muito incentivador ver todos os anos os novos residentes, investindo seu tempo e aprendizado em áreas muito solicitadas pela população”, comemorou.

GALERIA DE IMAGENS