Desconto de energia para irrigação noturna beneficia 4 mil famílias de produtores rurais

A economia é de 60% para clientes atendidos em baixa tensão e de 70% para os atendidos em alta tensão. Para solicitar a adesão, a unidade consumidora deve possuir uma ligação construída exclusivamente para alimentar o sistema responsável pelo bombeamento e distribuição da água.
Publicação
02/02/2024 - 14:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

As propriedades rurais que dependem da energia elétrica para o bombeamento da água para atividades como criação de peixes ou irrigação das plantações contam com um desconto na tarifa de eletricidade consumida no período noturno. A tarifa noturna de irrigação e aquicultura beneficia cerca de 4 mil produtores rurais atendidos pela Copel. O desconto vale para a energia consumida entre 21h30 e 6h. A economia é de 60% para clientes atendidos em baixa tensão e de 70% para os atendidos em alta tensão. 

Um destes domicílios é a propriedade de Valdevina Aparecida Rodrigues Silva, localizada na estrada entre Guaravera e Tamarana, na região Norte. Em 2015, ela aderiu ao Programa de Irrigação Noturna após conhecê-lo pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) - antiga Emater. "Eles me auxiliaram na parte de documentação e do projeto rural, e nos acompanham até hoje fazendo visitas", afirma. 

Para a agricultora, a viabilidade e facilidade de trabalhar com o programa são fundamentais. Valdevina destaca que, além do desconto, a irrigação noturna proporciona uma maneira eficiente de cuidar das culturas de hortaliças que possui em sua propriedade, como repolho, berinjela e abóbora-menina.

Ela também ressalta o aproveitamento do desconto em impulsionar o desenvolvimento da produção agrícola, permitindo investir em insumos e sementes de melhor qualidade. Durante a pandemia, o desconto foi fundamental para facilitar as vendas no Ceasa, que ocorrem três vezes por semana, de madrugada. 

A proprietária tem o plano de expandir a rede interna e ter acesso à rede trifásica, que já passa próximo à sua propriedade. Um estudo detalhado está sendo preparado para ser apresentado à Copel junto com o projeto de expansão. O investimento tem como objetivo trazer maior eficiência no uso da energia. 

COMO FUNCIONA – A modalidade tarifária que incentiva o uso noturno da energia para atividades de irrigação e aquicultura é prevista pela Resolução Normativa 1.000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. Para solicitar a adesão, a unidade consumidora deve possuir uma ligação construída exclusivamente para alimentar o sistema responsável pelo bombeamento e distribuição da água.

Para garantir que o uso da água esteja em conformidade com a preservação do meio ambiente, é necessário comprovar a existência do licenciamento ambiental e da outorga do direito de uso de recursos hídricos, ou de sua dispensa. 

Com a entrada de serviço construída e a documentação regular, o pedido de conexão pode ser feito no site da Copel. Em seguida, será realizada vistoria na unidade consumidora. Se as cargas estiverem de acordo com a legislação, será instalado um medidor que diferencia o consumo por horários, tornando possível diferenciar a cobrança da energia consumida à noite. 

Para avaliar se a adesão é ou não vantajosa para a propriedade, os produtores podem procurar o auxílio do IDR Paraná, que presta orientação técnica a fim de embasar a decisão e orientar quanto à preparação das instalações elétricas internas. 

Na aquicultura, podem se beneficiar do subsídio as propriedades com cargas específicas utilizadas no bombeamento para captação de água e dos tanques de criação, no berçário, na aeração e na iluminação nesses locais. Já na irrigação, a tarifa se aplica a cargas específicas utilizadas no bombeamento para captação de água e adução, na injeção de fertilizantes na linha de irrigação, na aplicação da água no solo e na iluminação dos locais de instalação desses equipamentos.

GALERIA DE IMAGENS