Multinacional do setor agro apresenta ao Estado potencial de seu sistema de irrigação

Uma comitiva paranaense visitará a sede global da Lindsay Corporation, no Nebraska (EUA), ainda em fevereiro, como parte de uma missão internacional visando futuros negócios na área da agricultura. No Paraná, inclusive há uma linha de financiamento no Banco do Agricultor destinada especificamente para irrigação.
Publicação
01/02/2024 - 16:40

Confira o áudio desta notícia

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta quinta-feira (01), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, uma comitiva da Lindsay Corporation, multinacional do ramo da agricultura e infraestrutura, com sede em Nebraska, nos Estados Unidos. O objetivo do encontro foi apresentar o sistema de irrigação por pivô central ao Estado, no qual a Lindsay é pioneira na produção, além da possibilidade de parcerias para o compartilhamento da expertise da empresa para alunos de colégios agrícolas.

Durante a reunião, o governador apresentou as potencialidades do Paraná na agricultura, aliando produção e sustentabilidade. Para Ratinho Junior, o sistema de irrigação, que ainda é pouco utilizado no Estado, pode ajudar a alavancar ainda mais a agricultura paranaense, inclusive com uma terceira safra por ano. Inclusive há uma linha de financiamento no Banco do Agricultor Paranaense destinada especificamente para esse fim.

A irrigação é um sistema agrícola para suprir a deficiência de água em plantações. É uma fonte artificial para atender a falta de recursos naturais, garantindo o desenvolvimento das culturas sem sofrer com os efeitos da seca, como a que o Paraná viveu entre 2020 e 2022.

“O Paraná é um grande produtor de alimentos e olhando a questão da sustentabilidade, que é uma preocupação que nós temos, de produzir alimento protegendo o meio ambiente, precisamos investir em irrigação. Temos a energia solar, o biogás e a biomassa de um lado, e a irrigação de outro, como uma maneira de manejo daquilo que o agricultor produz”, destacou o governador.

“Isso também ajuda a combater o desmatamento não só no Paraná, mas no Brasil, pois tendo uma área cada vez mais produtiva você não precisa ampliar a área para produzir mais alimentos”, disse Ratinho Junior.

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, afirmou que o Paraná tem um grande potencial para utilização dos sistemas de irrigação por pivô central. “O Nebraska, sede da empresa, é referência mundial na área de irrigação. Esse encontro é fundamental para vermos o modelo da Lindsay e, se possível, trazê-lo para as nossas cooperativas e pequenos produtores, incentivando cada vez mais a agricultura sustentável”, afirmou.

Segundo um levantamento realizado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o sistema de pivô central utilizado na agricultura teve crescimento de 225% entre 2010 e 2022, chegando a 30 mil pontos-pivôs instalados no Brasil, ocupando uma área equipada de 1,92 milhão de hectares.

Para o vice-presidente da América Latina da Lindsay Corporation, Eduardo Navarro, a utilização desse sistema pode aumentar ainda mais a produção agrícola brasileira, inclusive a do Paraná. “Trouxemos um pouco do conhecimento da irrigação para a equipe do governo, que é hoje um dos estados com maior potencial para adotar essa tecnologia em todo o Brasil. Já temos essa tecnologia bem implantada no Mato Grosso, Minas Gerais, e com o nosso conhecimento, temos certeza de que essa tecnologia vai impulsionar ainda mais o Paraná na sua agricultura”, explicou.

“Hoje a nossa sede fica em São Paulo, na região de Campinas, e com a expansão nós olhamos para aquelas regiões onde temos um maior potencial comercial, sendo o Paraná uma dessas áreas”, sinalizou o vice-presidente.

MISSÃO INTERNACIONAL – A partir do dia 19 de fevereiro, uma comitiva paranaense irá ao Nebraska, nos Estados Unidos, para conhecer os sistemas de irrigação das quatro maiores empresas do setor no mundo.

O diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, conta que a Lindsay se antecipou, visando a formalização de futuros negócios com o Paraná. “Eles souberam que nós vamos para uma missão internacional ao Nebraska e se anteciparam, apresentando a empresa, mostrando dados e números para que lá a reunião seja mais efetiva e com a possibilidade de trazer uma planta da empresa para o nosso Estado”, disse.

Também deverá ser estudada a possibilidade de parceria entre a Lindsay e o Governo do Estado para a disseminação do conhecimento sobre a irrigação em colégios agrícolas paranaenses.

EMPRESA – Presente no Brasil desde 2002 com escritório e fábrica localizados em São Paulo, a Lindsay Corporation é líder global na fabricação e distribuição de equipamentos e tecnologia de irrigação e infraestrutura. Tem entre suas marcas os sistemas de irrigação agrícola de movimento lateral e pivô central Zimmatic e tecnologia de programação e gerenciamento remoto de irrigação FieldNET, além de consultoria e projeto de irrigação e soluções industriais em Internet das Coisas (IoT).

No setor de transporte, fabrica equipamentos para melhorar a segurança no trânsito e manter o tráfego em movimento nas estradas, pontes e túneis, por meio das marcas Barrier Systems, Road Zipper e Snoline.

PRESENÇAS – Participaram da reunião o secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, o diretor comercial da Lindsay na América Latina, Cristiano Trevizan, e o consultor em agronegócio e sócio-fundador da De Lassus - Agribusiness Consulting Boutique, Otavio Cançado.

GALERIA DE IMAGENS