Defesa Civil promove seminário de Plano de Auxílio Mútuo para empresas do Estado

Os Planos de Auxílio Mútuo são iniciativas de cooperação entre as empresas que visam fortalecer a segurança principalmente na área da indústria e comércio.
10/11/2022 - 17:40

Foi realizado nesta quinta-feira (10) o 1º Seminário Estadual da Plano de Auxílio Mútuo (PAM), promovido pela Defesa Civil. O encontro congregou as 11 estratégias de cooperação existentes no Paraná. Ao todo, cerca de 200 pessoas participaram do evento, contando com integrantes das coordenadorias municipais de Proteção e Defesa Civil, de todas as regionais do Corpo de Bombeiros, além de técnicos do sistema estadual de Defesa Civil. O encontro foi realizado na Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG).

O PAM é uma associação entre as empresas para compartilhar estruturas de segurança de forma a auxiliar durante a ocorrência de sinistros, seja com auxílio material ou pessoal, reforçando as ações iniciais até a chegada da estrutura do Corpo de Bombeiros. A ideia é, num hipotético incêndio, por exemplo, empresas compartilharem materiais para combate ao fogo até a chegada do socorro.

O evento foi direcionado à apresentação de boas práticas e formas de aumentar a cooperação entre empresas que possuem estratégias eficientes de combate a sinistros. Quanto mais rápida for a resposta, melhor vai ser o controle de danos. Cada empresa mostrou como tratar problemas na sua região e formas de melhorar a comunicação, potencializar as ações de resposta e reforçar a integração. Os hospitais também são estruturas que trabalham com PAMs há alguns anos.

O coronel Fernando Schunig, coordenador estadual da Defesa Civil, presidiu o encontro. Para ele, o evento foi um sucesso, pois permitiu ampliar o conhecimento sobre esse trabalho compartilhado. "Ele permitiu que mais pessoas conhecessem como funcionam estas estruturas, seus benefícios e melhorias que proporcionam. A proposta da Defesa Civil é fomentar a criação destas estruturas nas companhias porque elas facilitam o mapeamento de riscos e a adoção de medidas para mitigá-los", disse.

Os representantes do Corpo de Bombeiros, que são quem intermedia a instituição dos PAM e auxilia no treinamento e capacitação, também ampliaram o contato com empresários para ouvir demandas específicas. A partir de agora, a proposta é potencializar esta integração e a Defesa Civil do Estado passará a disponibilizar ferramentas ainda mais padronizadas para facilitar a gestão das estratégicas e fomentará a criação de novos PAMs.

PAM – Para se filiar ao PAM, é preciso entender se existe um PAM ativo na região e, em seguida, contatar o gerente, que poderá repassar o Estatuto e modelo de Termo de Adesão. Se ainda não houver PAM na sua região, a Defesa Civil orienta empresários a conversar com as empresas vizinhas e criar essa parceria. Veja mais informações AQUI.