DER/PR ativa balança de fiscalização de cargas na região de Guarapuava

Equipamento inicia aplicação de multas para veículos de carga com excesso de peso na PRC-466. As penalidades estão previstas na lei federal n.º 9.503/97, o Código de Trânsito Brasileiro.
15/03/2023 - 15:10

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) ativou mais uma balança no Centro-Sul do Estado. O equipamento que fiscaliza cargas com excesso de peso entrou em funcionamento efetivo nesta quarta-feira (15), no km 258 da rodovia PRC-466, em Guarapuava.

A balança estática já estava operando em caráter educativo, sem aplicação de multa, enquanto passava por ajustes. As penalidades estão previstas na lei federal n.º 9.503/97, o Código de Trânsito Brasileiro. São fiscalizados caminhões, tratores, chassi-plataforma, reboque e semirreboque, ônibus e micro-ônibus.

Já estão em operação efetiva outras três balanças, sendo duas em Piraí do Sul (PR-151) e uma em Telêmaco Borba (PR-160). Todas também são administradas pela Superintendência Regional dos Campos Gerais do DER/PR. Nos próximos meses, mais um equipamento será instalado na região, na PR-092, em Arapoti.

A iniciativa visa coibir o tráfego de caminhões com excesso de carga nas rodovias estaduais do Paraná, prática que, além de danificar o pavimento, aumenta as chances de acidentes, colocando em risco o condutor e demais usuários.

Outras balanças também já estão em operação em outras regiões do Estado. No Oeste (PR-317, PR-488 e PRC-467) e Sudoeste (PRC-280 e PR-483) são cinco pontos de pesagem. Na região Leste (PR-408, PR-412, PR-092 e PR-151), quatro balanças começaram as autuações, enquanto duas estão para iniciar.

Nos próximos meses, as cinco regionais do DER/PR terão praças de pesagem ativadas. Todos os equipamentos são homologados e verificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).