Custodiados de Cascavel trabalham na preparação do 35° Show Rural

A participação deles é resultado de uma parceria entre a Polícia Penal do Paraná e a Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), responsável pelo Show Rural.
01/02/2023 - 15:00

O 35º Show Rural de Cascavel, no Oeste do Estado, que abre na próxima segunda-feira (6), está há algumas semanas sendo preparado para receber o público. Para garantir a montagem do espaço, a organização do evento conta com o trabalho de 10 detentos da cadeia pública do município. A participação deles é resultado de uma parceria entre a Polícia Penal do Paraná e a Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), responsável pelo evento.

A Polícia Penal e a Coopavel têm uma parceria firmada há muitos anos para a utilização da mão de obra dos custodiados em canteiros de trabalho de diversas áreas. Para a montagem do Show Rural, eles estão trabalhando desde o começo do mês de dezembro.

“O trabalho é uma chance de promover grandes transformações. A Coopavel fica feliz em poder participar de uma atividade tão edificante e importante para essas pessoas e para a sociedade”, disse o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

Atualmente, em Cascavel, 380 pessoas privadas de liberdade (PPLs) estão inseridas em trabalhos remunerados em algum dos 17 convênios. Para participar, elas passam por um rigoroso critério avaliativo, que leva em consideração o crime cometido, o comportamento enquanto custodiado e a capacitação técnica.

O chefe regional das Cadeias Públicas de Cascavel, Leonardo Henrique Bregoli Dondoni, salienta que a oportunidade dada ao preso não se limita apenas ao período em que cumpre sua pena. “Muitos, com o término de suas penas, são contratados pelos empregadores. Isso nos mostra o impacto e a relevância desse tipo de parceria”, afirmou.

O trabalho desempenhado pelo custodiado garante a ele a remição da pena, pois a cada três dias trabalhados ele recebe um dia a menos na contagem da pena. Além disso, também recebe um salário mínimo, que é pago pela empresa parceira. Desse valor, 75% é pago ao custodiado e 25% vai para um fundo da Polícia Penal para cobrir custos da instituição.

Para o coordenador regional da Polícia Penal de Cascavel, Thiago Correia, a participação dessas pessoas em parcerias como esta são um reflexo das ações desenvolvidas pela Instituição para garantir a efetividade do tratamento penal. “Participar como cooperador de eventos dessa magnitude demonstra que o trabalho está ecoando de forma positiva. Isso, sem dúvida, só é possível porque temos, além das políticas públicas, policiais engajados e compromissados com o seu dever”, explicou.