Cursos de graduação e pós-graduação da UENP retomam as aulas presenciais

A instituição elaborou o Protocolo de Biossegurança Institucional, que trata sobre regras de convívio, informações sobre formas de contágio e instruções de conduta diante de casos suspeitos e confirmados.
08/02/2022 - 18:50

Os cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) retomaram nesta segunda-feira (7) as aulas presenciais, após quase dois anos do início da pandemia da Covid-19. Para o retorno seguro das atividades, a instituição elaborou o Protocolo de Biossegurança Institucional, que trata sobre regras de convívio, informações sobre formas de contágio e instruções de conduta diante de casos suspeitos e confirmados.

A reitora da UENP, professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, desejou boas-vindas aos estudantes e destacou a nova fase que a universidade vivenciará com o retorno presencial das aulas. “Começamos uma nova etapa depois de dois anos de muita perseverança de toda comunidade acadêmica e agora voltamos para uma realidade que espero ser de fato duradoura”, destacou. “Para que isso aconteça nós precisamos muito, além de todos os cuidados que a universidade vem tendo, da colaboração de todos, estudantes, professores e agentes universitários”.

O retorno às aulas gerou muitas expectativas nos estudantes. “Voltar às aulas presenciais depois de dois anos afastada está sendo bastante animador. Creio que iremos conseguir recuperar o tempo perdido nessa pandemia, além de poder aprofundar mais os conhecimentos, com o professor presente para tirar qualquer dúvida a qualquer momento”, destacou a estudante de Odontologia Nicole Francine da Silva.

Por ser o último ano de graduação, a acadêmica de Ciências Biológicas Roberta Annunciato afirmou que o retorno presencial é muito especial. “Ter essa oportunidade de concluir o curso presencialmente, tendo esse contato direto com os professores que me acompanharam nos cinco anos de curso, é excepcional”, destacou.

“É muito bom, finalmente, reencontrar os colegas, conhecer os alunos novos e, também, os professores, já que muitos deles só havia conhecido virtualmente. No presencial a relação professor e aluno é muito melhor, bem como a participação”, disse a aluna de Letras Ana Luiza de Melo.

Segundo ela, a universidade está sendo muito responsável quanto aos protocolos de segurança contra a Covid-19. “Espero que isso continue e que os alunos também se esforcem para que não haja um aumento nos casos de Covid-19, apesar da vacina”, completou.

RETORNO SEGURO – A professora do curso de Enfermagem da UENP e membro do Comitê Institucional de Contingência da Covid-19, Maria José Quina Galdino, fala da importância dos cuidados pessoais nesse retorno e sobre o protocolo de biossegurança. “O plano de retorno seguro às aulas presenciais foi elaborado através de fontes oficiais e evidência científica, pois, como estamos em uma universidade, precisamos cada vez mais reafirmar o papel da ciência, que foi fundamental nessa pandemia”, frisou.

A professora acentua que será obrigatório o uso de máscara facial cobrindo nariz e boca durante toda a permanência nas dependências da universidade. A máscara é de responsabilidade e uso individual e deve ser trocada a cada três horas (máscara não cirúrgica ou de tecido) ou quatro horas (máscara cirúrgica) ou, ainda, sempre que estiver úmida ou suja.

No Protocolo de Biossegurança reitera-se a necessidade de higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70%, após tossir, espirrar, usar o banheiro, manusear alimento, lixos ou objetos de trabalho compartilhados, tocar em superfícies de uso comum, antes e após a colocação da máscara, além de ter um frasco de álcool em gel 70% no bolso ou na bolsa. Também é necessário evitar aglomerações, respeitando o distanciamento físico de um metro.

O documento reforça que objetos de uso pessoal não devem ser compartilhados, que o uso de garrafas ou copos deve ser individual e as mochilas, bolsas e demais pertences não podem ser colocados no chão. A orientação é que se mantenha os ambientes bem ventilados, com janelas e portar abertas.

AULA INAUGURAL – Na quinta-feira passada (3) a UENP realizou, de forma online, a aula inaugural para todos os cursos de graduação da universidade. A aula foi transmitida pelo canal da UENP no YouTube (AQUI).

Com o tema “Retorno Seguro às Aulas Presenciais”, a palestra foi ministrada pela professora Maria José Quina Galdino, do curso de Enfermagem e membro do Comitê Institucional de Contingência da Covid-19, que abordou assuntos pertinentes ao retorno, bem como o protocolo de biossegurança elaborado pela Universidade.

Participaram também a reitoria da UENP, Fátima Padoan, a secretária de Saúde de Cornélio Procópio, Angélica Olchaneski, e o secretário de Saúde de Bandeirantes, Wanderson de Oliveira.